26 de março de 2014

PREFEITURA DARÁ CONDIÇÕES PARA QUE CATADORES DEIXEM O LIXÃO E SE INSIRAM NO COLETA SELETIVA

A Justiça Federal vem cobrando do Município de Caicó a execução de um TAC feito na gestão anterior, de erradicar completamente o lixão existente nas proximidades do bairro Frei Damião. Logo que assumiu a atual gestão, o prefeito Roberto Germano manteve diálogos permanentes com a Caritas Diocesana e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e juntos colocaram em pratica o Projeto da Coleta Seletiva.

image[1]

Mas, nem todos os catadores que tiravam seu sustento do lixão se integraram ao projeto, e agora, diante da determinação da Justiça pelo cumprimento do TAC, estão sendo obrigados a deixarem o local. Pelo TAC, o Município tem prazo de 15 dias para destruir os barracos existentes no lixão, manter o portão fechado como forma de evitar o acesso dos catadores dentro do local. Pelo descumprimento a multa diária aplicada foi de 200 reais para o gestor público.

Apesar da determinação, a preocupação do Município tem sido com o destino que os catadores terão, a partir de agora. Tanto que em reunião nesta tarde de terça-feira (25) com os que vinham resistindo a deixarem o local, o prefeito tranquilizou que a Prefeitura, através da parceria com a Caritas e a Associação dará todas as condições para que sejam inseridos no Coleta Seletiva.

image[4] 

Um novo galpão será alugado pela prefeitura e daremos as condições necessárias, para garantir com que o projeto seja ampliado para outros bairros. Existe uma preocupação dos catadores com o material separado no lixão, vamos tentar um prazo junto a Justiça, pra que eles possam comercializar e deixar, definitivamente o local, e trabalharem com as mesmas condições dignas dos que já aderiram ao coleta Seletiva, através da Associação. Estamos fazendo uma cadastro de todas eles, para que durante o período da capacitação necessário, ninguém fique desamparado”, disse Roberto. A reunião contou com as presenças dos secretários Soraia Goes (Assistência Social) e Jose Teixeira (Infraestrutura), além de técnicos da Caritas, Joseilson Ferreira e Fabiana, e o presidente da ASCAMARCA, Alcides Belarmino, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...