23 de outubro de 2013

PROMOTORA DA COMARCA DE ACARI PROÍBE DIVULGAÇÃO DE PRISÕES POR FALTA DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

imagesCATVPMABO Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria de Justiça de Acari, encaminhou recomendação ao Delegado de Polícia Civil no município e aos Comandantes do Destacamento da Polícia Militar de Acari e Carnaúba dos Dantas para que se abstenham de fornecer dados à imprensa sobre a prisão civil de devedores de alimentos que estejam sendo judicialmente executados naquela Comarca.

A representante do MP, destaca que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe sobre a necessidade de se respeitar o segredo de justiça nos procedimentos que tratem sobre interesse de menores. E lembra também que a Lei n° 8.069/90, do ECA, disciplina sobre o respeito que se deve ter à imagem de crianças e adolescentes em processos para a obtenção de alimentos, prevendo ainda sua inviolabilidade física, psíquica e moral.

A Promotora de Justiça de Acari partiu do fato de que, nos últimos dias, diversos blogs têm publicado notícias sobre a prisão civil de habitantes de Acari que respondem processo por motivo de dívida alimentar.

A Recomendação teve embasamento no Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante o sigilo nos procedimentos judiciais e extrajudiciais as quais envolvam crianças e adolescentes para a proteção de sua imagem.

O MP alerta que a divulgação desse tipo de informação sigilosa configura indevida exposição da intimidade de menores, além de ser grave atentado ao segredo de justiça.

Dessa forma, foi recomendado que o Delegado de Polícia Civil responsável pela Comarca de Acari, assim como os comandantes do Destacamento da Polícia Militar de Acari e Carnaúba dos Dantas, não forneçam dados à imprensa sobre à prisão civil de pessoas com dívidas alimentares os quais estejam sendo judicialmente executados.

A representante do Ministério Público Estadual concedeu o prazo de dez dias para que o Delegado e os Comandantes informem quais providências foram tomadas, sob pena da adoção das medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO LULA JÁ GASTOU R$277 MILHÕES EM VIAGENS

Após apenas três meses e meio neste ano de 2024, o governo Lula (PT) já conseguiu gastar mais de R$277,4 milhões somente em viagens de seus...