A diocese de Caicó “prevarica” diante da realidade quando à “mistura” da política em festas religiosas. É público e notório que grupos político estão usando as festas religiosas em seus municípios para se alto promoverem, destacando de forma indireta suas “bandeiras” políticas partidárias até mesmo nos panfletos de divulgação das festas.
As reclamações da politicagem dentro de algumas igrejas seridoenses estão sendo ignoradas pela diocese, que deveria atuar contundentemente para coibir o uso das festas religiosas como “palco central” para divulgação e promoção da política partidária.
É comum vermos banners e panfletos de festas religiosas tendo como cor predominante as cores de grupos políticos, deixando claras as intenções daqueles que querem se promover, quando deveriam usar da imparcialidade política, confeccionando-os em cores neutras, como já é exigido pelo Ministério Público nas pinturas de bens públicos móveis e imóveis.
É lamentável ver panfletos como os da festa do povoado “São Bento” no município de Santana do Seridó, que tem como cor predominante a cor da “bandeira” política do atual grupo situacionista, supostamente “limitando” a festa aos seus correligionários.
Outro fato triste e até revoltante, foi a da recém encerrada festa da padroeira de Acari, onde o pavilhão da festa ficou marcado como um “curral eleitoral” dos também “bacuraus”, mas tudo isso não desperta a diocese, que fica omissa e silenciosa diante da triste e dura realidade.
Por fim, gostaria de ratificar meu respeito pela doutrina católica, mas fica aqui uma “dica”, para que esse assunto faça parte das pautas das reuniões das festas religiosas, e que a diocese atue nas decisões para coibir a “politicagem”, “resgatando” o respeito, a religiosidade e a socialização paritária dentro dos eventos religiosos.
Do Blog: Podem até não gostarem, mas essa é a mais pura realidade! Analisem com carinho! SÃO BENTO É “BACURAU”?
Além da cor tem também os patrocinadores que se restringem a apenas 3 que são Prefeitura, a Cerâmica (Que o presidente é o Irmão do Vereador Flávio)e o Vereador Flávio, ou seja termina tudo sendo patrocinado pela Prefeitura, pois nem a Cerâmica nem Flávio vão desembolsar dinheiro tendo a Prefeitura pra fazer isso. E tem mais tive conhecimento que pessoas e comerciantes que todos os anos ajudavam na festa nem foram procurados pra saber se queriam contribuir com a mesma esse ano. E a Igreja não ver isso na hora de organizar a festa O Santo é "Bacural" e na hora do dizimo a contribuição é só dos "Bacural"?
ResponderExcluirEstão perdidos têm mais que rezar p São Bento. #DB
ResponderExcluire paulinho sou de ouro branco e tambem estamos vivendo isso, pra vc ver a comunidade sao roque que vinha fazendo belas festas sem nenhuma descriminaçao, este ano tudo mudou pois ate as camizetas sao vermelhas a pedido da prefeita que foi uma promessa que ela fez quem ja viu este tipo de promessa, mas tambem ela nao sabe o significado de religiao pois veio viver isto do ano passado pra cá, que nunca participava de nada da igreja e agora quer ser santa.
ResponderExcluirTudo isso é verdade.Agora,aqui em Ouro Branco,a coisa tá passando de todos os limites!E o pior,contando com a conivência irresponsável dos representantes da nossa igreja.Quem duvidar que venha comprovar pessoalmente a veracidade do que estou dizendo,durante as missas acontecem até prestações de contas da prefeitura!A prova maior é o afastamento de pessoas que sempre foram da igreja, e não concordam com a situação atual.Sinceramente,acho que a diocese precisa apurar urgentemente essas denuncias sob pena do agravamento da situação!
ResponderExcluirA Diocese é muito é conivente com as politicagens que assolam as IGREJAS no Seridó. A primeira cidade que se transformou em campo de batalha foi Jardim do Seridó e a Diocese nunca coibiu com firmeza tais atitudes... Quando Pe. Amaurílio por lá esteve usou da verdade e da coragem para moralizar e foi injustamente substituído... Graças a Deus Pe. Emanoel ainda não dá muita atenção as aparições politiqueiras... mas vem aí setembro e vamos ver no que vai dá??????
ResponderExcluirIsso não é de hoje que a igreja é ligada a política., vcs estao percebendo isso agora!!!
ResponderExcluirClaramente acontece essas coisas aki em Santana, só um cego que nao quer ou deve ser ligado de alguma forma ao prefeito.
ResponderExcluirAproveitem q é 3 anos de mamata.
ResponderExcluirA organizadora da festa de São Bento pediu a um Vereador para mandar o dono do blog tirar essa matéria, agora eu pergunto esse Blog e de Paulinho ou do Vereador e tem mais se a organizadora da festa diz que não foi por questão partidária porque está tão preocupada?
ResponderExcluirÉ o tal do princípio da Impessoalidade do Direito Administrativo que o Ministério Público poderia atuar nesse sentido pra evitar esses "coronéis fora de época" atuarem na nossa sociedade que clama por mudanças profundas na política.
ResponderExcluirPaulinho quero Parabenizar sob esta materia, realmente em nossa Cidade Santana do Seridó nao e a primeira vez q acontece isso...
ResponderExcluirNa comunidade Tuiuiú antes da Politica toda comunidade participavam juntos da missa,e agora depois da politica so participa 6 casal de Bacurebas...
q por causa disse a Capela esta por terminar, pois uma boa parte das pessoas q ajudavam são da opsição e por isso são isolados e não tem mais voz nem direito de ajudar em nada.
Por isso Parabenizo vc por esta materia pois a diocese realmente merece reavaliar essas comiçães da nossa igreja.
Anote o que eu vou falar, diante dessa realidade e do compromisso desse blog com a verdade, pode esperar que na próxima sessão os vereadores de situação além de se fazerem de vitimas e defenderem o prefeito como se fosse um vitima inocente que não sabia de nada vão meter o “pau” tanto nos vereadores da oposição como no jornalista desse blog isso eu digo pios sempre que acompanho as sessões pela Radio vejo esse tipo de coisas acontecerem, espero que os vereadores da oposição não queiram justificar o ocorrido mais sim defendam a realidade e como o jornalista desse blog fez façam a mesma coisa e metam o “pau” nesses “Bacurebas”.
ResponderExcluirNão entendo por qual motivo esses gestores não conseguem adotar cores imparciais que não as de cor partidárias, isso causa um constrangimento enorme as pessoas. Parecem querer mostrar tipo, você não votou em mim mas, venha pra minha festa. Recebi uma senha convite para um jantar em comemoração ao dia dos pais aqui em Jardim e a cor do mesmo era verde folha, parece ser proposital. Isso só causa cada vez mais o acirramento, as campanhas políticas passaram é hora de trabalhar, realizem o que se comprometeram a fazer.
ResponderExcluirei que sebozeira grande
ResponderExcluiro papa francisco veio ao brasil para unificar as religiões e estes dirigente desta festa, nao acompanharam a vindo do para ao brasil nao . ou vai ter que o papa vim a esta comunidade de alguma ideia retardada.
ResponderExcluirParecem que querem intimidar o povo, o prefeito só da valor aos seus seguidores e os bebarrões bacurebas nao enxerga o outro lado, o povo de bem da cidade.
ResponderExcluirConcordo plenamente com tudo...realmente muita gente se afastou da capela de são bento
ResponderExcluirpor causa de politica sebosa que existe lá...como pode em novembro os organizadores da festa querer pisar em outras e hoje está querendo dar uma de santo dentro da igreja...pois a baixaria foi grande e agora esquecem o que fizeram e ainda colocam cor partidárias em um convite que era pra ser entregue em toda comunidade ,mas que ñ foi,pois sei que teve pessoas que ñ era do partido do prefeito e ñ recebeu o convite...
Concordo plenamente com tudo...realmente muita gente se afastou da capela de são bento
ResponderExcluirpor causa de politica sebosa que existe lá...como pode em novembro os organizadores da festa querer pisar em outras e hoje está querendo dar uma de santo dentro da igreja...pois a baixaria foi grande e agora esquecem o que fizeram e ainda colocam cor partidárias em um convite que era pra ser entregue em toda comunidade ,mas que ñ foi,pois sei que teve pessoas que ñ era do partido do prefeito e ñ recebeu o convite...