7 de agosto de 2013

RN É O TERCEIRO ESTADO DO PAÍS EM MAUS-TRATOS CONTRA CRIANÇA

Márcia Maia2Um dado preocupante foi divulgado na manhã desta quarta-feira (07) com base nos números do Disque 100, serviço coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), para proteção dos direitos da criança e adolescente. Os números apontam o Rio Grande do Norte como terceiro estado do país em maus-tratos.

Apenas nos primeiros meses deste ano, o Rio Grande do Norte gerou, em termos proporcionais, 206 denúncias a cada grupo de 100 mil habitantes. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar com 213 e o Distrito Federal lidera o número de denúncias com 253 para cada 100 mil habitantes.

Neste ano de 2013, o Disque 100 contabilizou um aumento de 25% em número de denúncias de violência contra crianças e adolescente. Até o início deste mês de agosto, mais de 68 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes chegaram ao serviço. No primeiro semestre de 2012, o número de denúncias foi de 56 mil.

Em média, são 129 denúncias por dia de casos de violência psicológica, física e de negligencia. A cada hora, cinco casos de violência são registrados no país. O tema, inclusive, foi destaque no programa da Ana Maria Braga, na Rede Globo, no qual o RN foi mais uma vez destaque sob um viés negativo.

Os números da violência são assustadores, até contra crianças entre 0 e 3 anos. Em 2001, eram 2,1 mil denúncias. No ano passado, em 2012, foram mais de 31 mil. Um aumento de 330%”, afirmou a presidente da Frente Parlamentar Estadual na Assembleia Legislativa do RN e deputada estadual, Márcia Maia.

A parlamentar lamentou os números divulgados e o descaso com as políticas públicas no estado. Segundo ela, a falta de prioridade na proteção do ser humano, inevitavelmente, se reflete nas estatísticas.

No Legislativo, tentamos dentro de nossas possibilidades, minimizar os efeitos dessa falta de prioridade. Encaminhamos, ano após ano, emendas ao orçamento para o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, pedimos mais delegacias especializadas e a reestruturação da única que existe, hoje, no RN. Criamos o projeto Copa Legal, iniciativa de estímulo à realização de campanhas e ações de proteção à criança e adolescente. Nosso mandato é um parceiro da rede de proteção”, destacou.

Disque 100

O Disque 100, é um serviço de proteção vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. O serviço tem o objetivo de receber/acolher denúncias de violência contra crianças e adolescentes, procurando interromper a situação de violação. O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são encaminhadas aos órgãos de proteção no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...