17 de dezembro de 2012

DECADÊNCIA! NEGROS SEM ROSÁRIO E ROSÁRIO SEM NEGROS

untitledÉ preciso saber se a “escravidão” realmente foi abolida, ou se existem preconceitos  dentro da festa dos “Negros do Rosário” em Jardim do Seridó, pois as controvérsias são gritantes, e muitos dos poucos Negros da Irmandade do Rosário são perseguidos por não concordarem com o Tesoureiro da Irmandade.

Com aproximadamente 30 integrantes, o grupo dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó em sua grande maioria estão insatisfeitos com o que alguns deles classificam de “coronelismo” implantado pelo Tesoureiro da Irmandade, “Cleso José”.

Contidos, e com muito medo de represálias, os Negros, que deveriam ser os “artistas” principais e verdadeiros donos da festa, estão prevendo que em continuando do jeito que está, a festa vai ter que ser feita com Negros de outras comunidades, pois os de Jardim do Seridó tendem em abandonar a festa.

Será que ele não se toca que ele (Cleso) está acabando com nossa festa, e que a festa é nossa?”, questionou um deles. A irmandade pede socorro, não queremos ele mais em nosso meio, estamos indignados com a politicagem que ele está implantando dentro de nossa irmandade. Ele vai acabar com os “Negros do Rosário” de Jardim do Seridó!”, Concluiu.

Do Blog: A festa dos “Negros do Rosário” merece respeito! Será que não existe nenhum Negro que possa assumir os destinos da irmandade, ou será que não querem que um Negro assuma?

8 comentários:

  1. Nesse domingo dia 16 dezembro os policiais vieram resolver uma ocorrência no mercado público de Ouro Branco e quase eles não conseguiram para o veículo pois a mesma encontra-se sem freio isso é muito perigoso, é crise de trânsito, ou seja, infração gravista, se esses policiais atropelarem uma criança quem vai ser o resposável?.Será o Estado? Será o Comandante desses Policiais? Será que esses policiais estão sendo obrigado a dirigir a viatura sem freio?

    ResponderExcluir
  2. Amigo Paulinho,
    Todos sabem que este senhor CLESO, que hora tenta acabar com a festa dos Negros do Rosário é louco. Pelo menos é o que consta no laudo do benefício/aposentadoria do mesmo.
    Temos sim, pessoas da cor mais escura e competentes para cuidar desta festa centenária de nossa cidade, mas infelismente, em Jardim tudo gira em torno da politicagem sebosa que o atual prefeito dissiminou.
    ISSO É UMA VERGONHA!!!


    ResponderExcluir
  3. muito bem PAULINHO eu apoio voce pq a festa é dos negros e era os negros para tomar conta e nao ser este SENHOR.

    ResponderExcluir
  4. Em Jardim do Seridó quem não achar o atual "gestor" santo é perseguido, humilhado e escanteado, enfim, não servi pra nada! Em Jardim tem pessoas negras com qualificação para exercer presidência, diretoria e tesouraria, tem negros com qualificação pra mais do que esses simples cargos, não cito nomes para não comprometê-los, pois sei muito bem como as coisas aí funcionam... Quem não achar o pre-feeito santo é louco! E a Festa dos Negros do Rosário fazem cinco anos que virou uma politicagem que dá nojo! Mas cada povo tem o governo que merece e Jardim do Seridó/RN tem o governante que merece: é muita péeeeia!

    ResponderExcluir
  5. Só em Jardim do Seridó que se mistura uma festa religiosa, rica nas tradições do povo negro, com politicagem! Meu Deus, já nem visito mais meus amigos que moram aí, é de da pena a politicagem que se implantou nesse município após a administração desse rapazinho. Só a cidade é que perde com esse tipo de coisa. Na verdade, é coisa mesmo, mim falta outra palavra para expressar a minha surpresa com mais essa triste notícia de um dos melhores municípios que conheci e frequentei na juventude. Mas tenho certeza que alguns e pouquinhos dos incentivadores de tais atitudes devem ser ligados ou terem ligações com a administração, pois só quem se beneficia de uma boa parte do dinheiro público aplaude tais atitudes: politicagem!

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, é pra ser os negros do Rosário pra tomar conta da organizaçao da festa mesmo para este muído de política se acabar.

    ResponderExcluir
  7. Não adianta dizer, falar, esbravejar... o que deve ser feito é um entendimento entre os verdadeiros donos da festa e os falsos comandantes da mesma. Onde já se viu, pessoas querendo dar ordens a homens livres, pensando que a escravidão ainda existe. ACORDA, JARDIM!
    ACORDEM OS "NEGROS DO ROSÁRIO" também! Tomem uma posição. Essa festa não é religiosa. Ela é sócio-religiosa e, mais, TRADICIONAL. BASTA, SENHORES DE ENGENHO, QUE DE ENGENHO NÃO TÊM NADA. VOCÊS ESTÃO TODOS LOUCOS, SE PENSAM ASSIM. Essa GENTE NEGRA é a real dona da festa e da terra. Foram seus ancestrais quem fizeram esse BRASIL. OUVEM O GALA CANTAR E NÃO SABEM ONDE? O que estão fazendo com nosso povo?

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o comentário acima, mas CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE! Pois foram esse mesmo povo que se vendeu, continuam sendo mercadorias e agora aguentem: É PÉIA!!!

    ResponderExcluir

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...