17 de novembro de 2016

ATENÇÃO! CASOS DE SÍFILIS AUMENTAM NO BRASIL

De acordo com dados recentes do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos foram diagnosticados aproximadamente 230 mil novos casos de sífilis no país. O boletim epidemiológico revela ainda que os casos de sífilis adquirida (em adultos) aumentaram 32,7% no Brasil no período de 2014 a 2015. De acordo com Fernando Romero, infectologista do Hapvida, o aumento dos casos da doença está relacionado com a diminuição do uso do preservativo nas relações sexuais.
 
 
 
 
Segundo o especialista, no início a sífilis pode se manifestar com lesões ulceradas na região genital e na boca. Na segunda fase da doença, ela se apresenta com manchas avermelhadas pelo corpo. Já na terceira fase, a mais grave, a bactéria permanece dentro do organismo sem manifestar sintomas, entretanto, pode causar meningite ou problemas na artéria aorta, levando a graves problemas cardiovasculares. “Por isso a prevenção é o melhor mecanismo que a população deve tomar para evitar contaminar-se. Todos devem fazer triagem sorológica anual para cuidar da saúde e iniciar o tratamento adequado, caso necessário”, explica.
 
 
 
 
Logo que diagnosticada, a sífilis tem cura. A forma mais eficaz para o tratamento da sífilis é feito com uso de penicilina na em sua forma cristalina, procaína ou benzatina, já os outros tipos de tratamento não apresentam eficácia comprovada.  A sífilis é uma doença silenciosa que depois de 10 a 15 anos pode levar à morte por comprometimento grave de órgãos, meningite, aortite, dentre outros.
 
 
 
 
Sífilis congênita
 
A sífilis congênita ocorre quando a doença é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, outro ponto importante de cuidados. “As grávidas têm que realizar o teste para sífilis durante o planejamento da gestação, assim como durante o pré-natal. Se apresentarem um resultado positivo, é preciso iniciar o tratamento imediatamente e convocar os parceiros sexuais para se tratar de forma concomitante. Dessa forma se evita novas infecções". 
 
 
 
 
Quando o bebê é infectado o tratamento ideal é o uso de penicilina cristalina. Se eles não forem tratados de forma adequada podem ter sequelas tais como retardo de crescimento, microcefalia, calcificações cerebrais, alterações ósseas e auditivas. Casos mais graves podem levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...