11 de fevereiro de 2014

FÁBIO FARIA APRESENTA EMENDA PARA EVITAR AUMENTO NAS DESPESAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

121113Sos municipios - zeca ribeiro (7)O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) apresentou uma emenda a Medida Provisória 631/13, que estabelece novas regras para a transferência de recursos aos estados e municípios atingidos por efeitos de fenômenos naturais. A matéria permite o acesso aos recursos com mais rapidez, entretanto, ao analisar o texto, o segundo vice- presidente da Câmara dos Deputados observou que a redação da proposta dava margem para que estados e municípios fossem cobrados por obras de responsabilidade da União.

O texto original coloca sob a responsabilidade dos governadores e prefeitos concluir as obras iniciadas com recursos da União, sem ressalva de que essa obrigação está ligada ao repasse financeiro conforme o cronograma acordado. Não podemos colocar mais esse peso nos municípios brasileiros. Não é justo, por exemplo, que a União faça o repasse da primeira parcela, atrasando os demais e o restante da obra seja assumido pela cidade beneficiada. Esta emenda é para deixar claro o papel de cada ente federado e evitar mais uma vez que a conta seja cobrada dos municípios, a parte mais sobrecarregada da Federação”,esclareceu o deputado ao defender a mudança no texto da Medida Provisória.

Fábio Faria tem se apresentado no Plenário da Câmara como um grande defensor das causas municipalistas. Foi autor da proposta que promoveu a Comissão Geral “SOS Municípios”, em novembro último, e tem participado ativamente de todas as discussões que busquem soluções para a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras em todo o país. Mais de 500 prefeitos acompanharam o debate no Plenário Ulysses Guimarães.

O deputado defende o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feito pela União. Na Câmara dos Deputados, está em análise a Proposta de Emenda à Constituição (261/13) e no Senado a PEC 39/13, que estabelecem o aumento de 1% do repasse, ou seja, cerca de 6,2 bilhão a mais por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...