25 de maio de 2012

CPI DO TRÁFICO DE PESSOAS DO SENADO FEDERAL FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE NATAL NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Um dos crimes mais lucrativos, o tráfico de pessoas gera bilhões de dólares e se aproxima do tráfico de drogas e contrabando de armas em todo o mundo. Para discutir em audiência pública essa problemática que atinge o Brasil, a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas (CPI do Tráfico de Pessoas) do Senado Federal, estará em Natal, na próxima segunda-feira, 28 de maio, a partir das 9h no Plenarinho da Assembleia Legislativa.


Embora não existam muitos dados oficiais e atuais acerca do fenômeno do tráfico da pessoa humana, a última e mais recente pesquisa relacionada ao tema, a Pestraf 2002, coloca o Rio Grande do Norte como um dos estados que têm rota do tráfico, seja para o território brasileiro, seja para outros países, sobretudo para a Europa. O Brasil é um dos maiores "exportadores" de mulheres escravas da América do Sul. Segundo dados do Ministério da Justiça, anualmente, cerca de 60 mil brasileiros são levados do país à força, sob ameaça ou enganados quanto à verdadeira razão do deslocamento. Jovens entre 15 e 25 anos são o principal alvo de aliciadores, seja para o tráfico transnacional ou interno. O Escritório das Nações Unidas (UNODC), no entanto, estima que sejam 100 mil pessoas.
Atualmente o fenômeno do tráfico de seres humanos tem como um dos focos principais a exploração sexual. As principais vítimas desse tipo de crime organizado são mulheres, e também adolescentes tanto do sexo feminino quanto masculino. Existem também registros de tráfico de pessoas para trabalho forçado, trabalho escravo e nesses dos âmbitos, envolvem homens, mulheres e famílias constituídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...