23 de janeiro de 2014

GOVERNADORA DO RN SOFRE SUA 2ª CASSAÇÃO POR ABUSO DE PODER DURANTE CAMPANHA DA TAMBÉM CASSADA CLÁUDIA REGINA

rosalbaPor quatro votos o Tribunal Regional Eleitoral decretou pela segunda vez a cassação do mandato da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) por abuso de poder praticado na eleição de 2012, o que teria favorecido a campanha de Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB), prefeita e vice de Mossoró que também foram atingidos, tendo o mandato cassado pela sexta vez. Os três tiveram ainda a inelegibilidade decretada por oito anos.

Ao fim do ano passado, a governadora foi cassada em face da inelegibilidade gerada pelo uso do avião oficial para a campanha de Cláudia Regina. O entendimento, na época, aplicado novamente nesta quinta-feira (23) é que a condição de inelegível inviabiliza a governadora de ser portadora de um diploma eleitoral, o que garante um mandato. Assim, com o diploma cassado, ela foi afastada do cargo.

A Corte Eleitoral determinou na sessão desta quinta-feira que a Assembleia Legislativa seja oficiada para empossar o vice-governador, Robinson Faria. A posse, contudo, só ocorrerá após a decisão do afastamento for publicada no Diário de Justiça. A defesa de Rosalba anunciou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

O julgamento desta quinta-feira se referia ao entendimento se houve ou não abuso político na perfuração de um poço em uma comunidade rural de Mossoró, com fins eleitorais a beneficiar a campanha de Cláudia Regina. A obra foi realizada pelo Governo do Estado. Em primeiro grau, o juiz Herval Sampaio entendeu que tal ato configurou abuso de poder político e econômico.

Relator da matéria no TRE, Eduardo Guimarães reconheceu que houve abuso e decretou inelegibilidade, mas descartou o afastamento da governadora. Em sua opinião, restaria nulidade se a Corte Eleitoral decretasse cassação de um mandato obtido em 2010 sobre ilícito de 2012.

A cassação deve incidir para diploma obtido em 2012. Esse diploma sim está viciado, o que não ocorreu em 2010, quando a governadora foi eleita”, defendeu o relator, que classificou de “monstruosidade” o primeiro afastamento da governadora.

A primeira divergência, entretanto, foi aberta pelo juiz eleitoral Nilson Cavalcanti, que entendeu que a inelegibilidade gera imediata aplicação da Lei da Ficha Limpa. o entendimento é de que a condição da governadora gera perda do diploma, causando o afastamento.

Os milhões de brasileiros que impuseram a Ficha Limpa não concebem que quem cometeu ilícito continue no cargo”, rebateu Cavalcanti ao não acolher o apelo de Guimarães, que tentou dissuadir o colega a não votar pela cassação.

Aberta a discussão, o presidente do TRE, Amilcar Maia, interveio para pedir parecer do Ministério Público Eleitoral. O procurador Paulo Sério Rocha foi sucinto. “A inelegibilidade não leva à cassação de mandato. O mandato adquirido nas urnas, ainda que no seu transcurso fatos ilegais tenham sido cometidos, não pode ser alcançado por essa inelegibilidade”, disse, antes de ouvir uma réplica de Cavalcanti: “É, mas da outra vez, sua colega, a procuradora Clarisier, opinou pela cassação”.

Retomada a votação, a governadora Rosalba Ciarlini amargou outra surpresa. “Acompanho a divergência. O direito não existe para ficar nos tribunais”, observou Artur Cortez. “Estamos atendendo a uma sociedade ávida por moralidade no trato com a coisa pública”, acrescentou, ao lembrar que a Lei da Ficha Limpa não foi forjada em gabinetes. “Foi um movimento da sociedade, que não pode ser olvidada”.

À declaração de Cortez, se seguiu Verlano Medeiros, que opinou pela cassação. Com o placar, o afastamento ganhou 3 votos favoráveis e um contrário, configurando maioria. Carlo Virgílio fechou o placar de quatro votos, embora tenha votado pela absolvição de Cláudia Regina. João Batista Rebouça declarou suspeição.

2 comentários:

  1. Gozado que essa lei só não funcionou em Jardim e Ouro Branco,aliás essas duas cidades são gêmeas...se parecem em tudo,que é ruim,é claro!

    ResponderExcluir
  2. Acari também acontece absurdos e os que fazem se fingem lei são cegos, mudos e surdos, fazendo da população um punhado de alienados.

    ResponderExcluir

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...