14 de julho de 2021

DITADURA CUBANA BLOQUEIA INTERNET E TELEFONES PARA SUFOCAR PROTESTOS

Após protestos, o governo de Miguel Díaz Canel bloqueou todos os acessos a internet e linhas telefônicas da ilha de Cuba. Segundo informações de entidades como Netblocks, Acess Now e Kentik.ink, que monitoram o tráfego na web, a atividade foi reduzida a zero na ilha.

 

Por meio de agências de notícias, manifestantes alegam que essa é uma forma do governo cubano impedir a propagação das informações sobre o que está acontecendo dentro do país. 

 

Desde o início dos protestos no último domingo(11), quando grupos ocuparam as ruas de Havana e de outras cidades da ilha, muitas pessoas foram detidas. 

 

Entre elas, Jose Daniel, líder do maior grupo de oposição de Cuba, a União Patriótica de Cuba (UNPACU), foi preso quando saía de casa para se juntar ao protesto em Santiago de Cuba, agora seu paradeiro é desconhecido. 

 

Pelo menos cem manifestantes, ativistas e jornalistas independentes também foram detidos em todo o país desde o último domingo. 

 

Os protestos são contra a crise econômica, a falta de alimentos, limitações das liberdades civis e a má condução do presidente Canel frente ao avanço dos casos de Covid-19.

 

A Anistia Internacional disse ter recebido relatórios de “apagões da Internet, detenções arbitrárias, uso excessivo da força, incluindo disparos policiais contra manifestantes”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...