15 de junho de 2020

PREFEITA DE CIDADE DO AP É ALVO DE BUSCA EM OPERAÇÃO DA PF POR DESVIAR REMÉDIOS E TESTES DE COVID-19


A Polícia Federal deflagrou neste domingo (14) a operação Panaceia para investigar o desvio de remédios e testes para o diagnóstico da Covid-19 no município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na prefeitura, na casa da prefeita Maria Orlanda Marques (PSDB) e na Secretaria Municipal de Saúde. 









De acordo com a investigação, os desvios dos testes e medicamentos têm relação direta com a falta de remédios na rede municipal de saúde de Oiapoque. Os itens eram fornecidos a pessoas sem a comprovação médica da necessidade. 




Na ação, ocorrida na Prefeitura de Oiapoque, na Secretaria Municipal de Saúde de Oiapoque e residências na capital e na cidade do interior, houve apreensão de testes para detecção da doença, máscaras e aventais de uso hospitalar. 




Sobre a utilização indevida de ambulâncias e equipes móveis de saúde no atendimento a pacientes, a PF afirma que era feita sem "adoção de normas e critérios técnicos estabelecidos", o que prejudicava o fornecimento regular do serviço ao restante da população. 




Não foi informado quais os outros alvos da operação. Eles podem responder por crimes de responsabilidade aplicados gestores municipais e vereadores, como apropriação ou desvios de bens públicos, utilização indevida de bens e serviços públicos. 




As penas para os crimes, somadas, chegam até 24 anos de prisão. A operação Panaceia faz alusão à deusa da cura na mitologia grega, e hoje significa “remédio para todos os males”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...