Ex-ministra do governo Dilma Rousseff, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi a última parlamentar a registrar candidatura à eleição que vai escolher o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara. As inscrições para participar da disputa se encerraram ao meio-dia desta quarta-feira (13).
De acordo com levantamento da Secretaria-Geral da mesa diretora da Câmara, a eleição marcada para esta quarta-feira é a com maior número de candidatos desde 1979. Até a eleição de 1992, informou a secretaria, o partido com maior bancada era o que escolhia o presidente da Casa, havendo apenas uma disputa interna para definir o nome do representante da legenda.
As inscrições para a disputa eleitoral se encerraram ao meio-dia desta quarta com 17 deputados oficialmente registrados. De acordo com levantamento da Secretaria-Geral da mesa diretora da Câmara, a eleição desta quarta-feira é a com maior número de candidatos desde 1979.
A eleição para presidente da Câmara está marcada para as 16h desta quarta. Até uma hora antes da votação (15h), é permitido que os candidatos registrados desistam de participar do pleito. Qualquer deputado podia lançar candidatura, mesmo sem apoio de suas bancadas.
A votação será secreta e acontecerá pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos.
Para ser eleito no primeiro turno, é preciso que o candidato obtenha a maioria absoluta dos votos. Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 congressistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário