15 de setembro de 2022

TSE VETA IMAGENS QUE ASSUSTARAM OPOSITORES DE BOLSONARO NO DIA 7

As imagens de multidões concentradas para ouvir o presidente Jair Bolsonaro (PL) não incomodaram apenas os partidos de oposição, que parecem ter ficados assustados com a demonstração de força política do candidato à reeleição, mas também dos seus opositores em outras áreas. 

 

Nesta terça (13) à noite, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve por unanimidade a decisão do ministro Benedito Gonçalves de vetar o uso de imagens das celebrações do 7 de setembro na propaganda eleitoral do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). 

 

A decisão do TSE, que os bolsonaristas consideraram “abusiva”, é inédita. Só para lembrar os casos mais recentes, tanto Lula quanto sua sucessora Dilma Rousseff (PT) eram presidentes e candidatos à reeleição, quando participaram dos eventos de 7 de Setembro e nem por isso foram proibidos pela Justiça Eleitoral de mostrar suas imagens, tampouco a estatal de comunicação foi obrigada a “remover” o conteúdo. 

 

O ministro relator se impressionou com o número de pessoas que viram as imagens nos canais da TV Brasil, inclusive na internet, que, segundo ele, acumulou quase 400 mil visualizações. Por isso determinou a “remoção” do trecho do vídeo que mostrava o presidente. 

 

A alegação para a censura é que as imagens, mostrando fatos, poderiam “ferir a isonomia entre candidatos e candidatas da eleição presidencial”, como se o atual presidente não pudesse aparecer como tal, no exercício do cargo e liderando as comemorações do Bicentenário da Independência. 

 

A decisão do ministro foi proferida no sábado (10) e motivada por uma ação da campanha de Lula (PT), que alegou “abuso de poder político e econômico” e “uso indevido dos meios de comunicação”, que na verdade apenas fizeram cobertura jornalística dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...