16 de junho de 2016

7 AVIÕES SÃO APREENDIDOS EM 4 ESTADOS EM AÇÃO DA PF CONTRA O CONTRABANDO

Sete aviões monomotores foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (16) durante uma operação de combate ao crime de contrabando de mercadorias. A ação ocorre em cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e cumpre 138 mandados judiciais. De acordo com a PF, a quadrilha movimentava cerca de R$ 3 bilhões por ano em mercadorias contrabandeadas.
 
 
 
 
No Paraná, os mandados foram cumpridos em Maringá, Paranavaí, Loanda, Amaporã, Foz do Iguaçu e Londrina. No estado, cinco pessoas foram presas - um piloto em Maringá, três agenciadores de frete em Foz do Iguaçu, e uma funcionária de uma bomba de combustível do aeroporto de Paranavaí. Na fronteira também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
 
No interior de São Paulo, seis pilotos foram presos e levados para a delegacia da PF em São José do Rio Preto. Três das prisões são de cinco dias e outras três são prisão preventivas, sem tempo determinado.
 
Já na região de Araçatuba, também em São Paulo, duas pessoas, sendo pai e filho, foram presas na cidade de Guararapes. Segundo as investigações da Polícia Federal, o pai é piloto privado e é suspeito de pilotar um avião que foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em outubro de 2015 e teve de pousar em Paranavaí.
 
De acordo com a Polícia Federal, o aeroporto de Edu Chaves de Paranavaí, no noroeste do estado, era usado como base das quadrilhas. "Era um entreposto operacional. Os grupos criminosos utilizavam o aeroporto para abastecer, manutenção de aeronaves e também como rota. Eles passavam por ali para seguir ao Paraguai. Os grupos retornavam e pousavam em pistas clandestinas do interior de São Paulo", explica o delegado da Polícia Federal Alexander Noronha Dias.
 
Os sete monomotores apreendidos na operação desta quinta-feira estavam no Paraná e São Paulo. Uma aeronave foi localizada no aeroporto 14 bis em Londrina, três estavam em Ituverava, duas em Orlândia e uma em Barretos
 
A ação conta com 360 policiais federais e foi batizada de Celeno. Do total de mandados, 28 são de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento, e 77 de busca e apreensão. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período. Já a prisão preventiva é por tempo indeterminado. Também foram decretados bloqueio de contas bancárias e sequestro de imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO DIZ AO STF QUE SERIA ‘ILÓGICO’ PEDIR ASILO A EMBAIXADOR

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ser...