11 de abril de 2016

DEPUTADO PEDE AO STF QUE VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT COMECE PELO NORTE

O deputado Weverton Rocha (PDT-MA) apresentou ação nesta segunda-feira (11) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a votação do impeachment no plenário do Câmara comece por um deputado do Norte do país. O pedido visa evitar que o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comece pelo Sul, como vem sendo cogitado.

O parlamentar argumenta que o próprio Regimento da Câmara prevê, em caso de votações nominais, a chamada de cada deputado, "alternadamente, do norte para o sul e vice-versa". A ação pede que, no momento da votação, seja chamado primeiro um deputado do Norte e depois um do Sul e assim sucessivamente.
  
Até agora, Eduardo Cunha não decidiu como será a votação, prevista para o próximo domingo (11). Na semana passada, deputados governistas se reuniram com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski para contestar a ordem Sul-Norte. Para os governistas, essa ordem pressiona os deputados do Norte e Nordeste ao "voto útil", contrário a Dilma, se for expressiva a votação pró-impeachment entre parlamentares do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, como previsto.

Na ação junto ao Supremo, Weverton Rocha também faz pedido alternativo para que, caso não se faça a votação alternada entre deputados do Norte e do Sul, para que os votos sejam apresentados por ordem alfabética dos deputados, independentemente do estado a que pertençam.

Deve-se prestigiar a literalidade do dispositivo regimental, assegurando-se que a votação comece pelo norte do país, respeitando-se a alternância que a norma de regência exige, em prol da edificação de um procedimento justo e equilibrado”, diz trecho da peça.
 
Outros trechos da ação acusam Eduardo Cunha de pretender adotar uma ordem “de acordo com seu interesse pessoal”, pró-impeachment. “A finalidade do senhor presidente da  Câmara dos Deputados é nitidamente constranger os deputados não alinhados às suas preferências políticas”, diz a petição.

A ação foi distribuída por sorteio ao ministro Edson Fachin e inclui pedido de liminar, decisão provisória que pode ser proferida de forma mais rápida, individualmente e sem consulta às partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...