16 de setembro de 2015

DOIS EX-SECRETÁRIOS DE MT SÃO PRESOS E EX-GOVERNADOR ESTÁ FORAGIDO

Silval Barbosa: gestor diz que VLT não fica pronto em 2015 (Foto: Josi Pettengill/Secom-MT)Os ex-secretários Pedro Nadaf e Marcel de Cursi, que ocuparam os cargos de titulares das pastas da Casa Civil e da Fazenda durante o governo de Silval Barbosa (PMDB), foram presos na tarde desta terça-feira (15) em Cuiabá, durante a operação Sodoma, do Cira (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos). Também foi determinada a prisão de Silval Barbosa, porém, ele ainda não foi encontrado. Os mandados são de prisão preventiva e foram determinados pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá (7ª Vara Criminal).

Após cerca de três horas, policiais civis deixaram o prédio onde vive o ex-governador em Cuiabá com documentos obtidos mediante mandado de busca e apreensão. Os advogados de Silval Barbosa - Valber Mello e Ulisses Rabaneda - também estiveram no local, mas disseram à imprensa que só se pronunciariam após terem acesso aos autos do processo. Já o advogado de Nadaf, Willian Khalil, disse que ainda não sabe o teor da investigação. A defesa de Cursi não foi localizada.

Agentes da Defaz-MT chegam ao prédio onde mora o ex-governador Silval Barbosa (Foto: Renê Dióz/G1)

Barbosa, Nadaf e Cursi são suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro entre os anos de 2013 e 2014. A Justiça também determinou busca e apreensão e condução coercitiva de suspeitos. Os presos foram levados para a sede da Defaz, na capital. Os ex-secretários presos seriam levados ao Centro de Custódia de Cuiabá ainda na noite desta terça-feira. Eles deverão ficar em celas separadas, segundo a Polícia Civil.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que a investigação dos supostos crimes começou há quatro meses. Fazem parte do Cira a Delegacia de Combate à Corrupção, o Ministério Público (MPE), a Sefaz e a Procuradoria Geral do Estado.

As investigações motivaram a expedição mandados judiciais de busca e apreensão nas casas de Marcel de Cursi, Pedro Nadaf e Silval Barbosa, bem como na sede da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), duas empresas e residências de parentes dos investigados, os quais também foram conduzidos à delegacia para prestar depoimentos mediante mandados de condução coercitiva.

 Busca e apreensão na residência de Silval Barbosa, em Cuiabá (Foto: Divulgação/Polícia Civil-MT)

Ainda segundo divulgou a Sesp, outros mandados judiciais foram pela imposição de medida cautelar restritiva de monitoramento eletrônico (por meio do uso de tornozeleira eletrônica) ao ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, Silvio Cezar Correa Araújo, e a uma segunda pessoa. Silvio foi preso recentemente na operação Arqueiro, cuja principal investigada é a ex-primeira-dama Roseli Barbosa, esposa de Silval Barbosa. Após a prisão na operação Arqueiro a Justiça já havia determinado uso de tornozeleira eletrônica para o ex-chefe de gabinete.

O ex-governador Silval Barbosa iria depor na tarde desta terça-feira (15) na CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, mas não compareceu para prestar esclarecimentos aos deputados.

Fonte: G1/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...