28 de setembro de 2021

CENTENAS DE LITROS DE LEITE SÃO JOGADOS NO LIXO POR AUTORIDADES SANITÁRIAS DO RN

Uma barreira sanitária montada na RN-117, em Mossoró, apreendeu nesta terça-feira (28) 700 litros de leite in natura impróprio para consumo. De acordo com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da prefeitura de Mossoró, o leite estava sendo transportado fora da temperatura de refrigeração, o que implica risco sanitário ao consumidor pelo fato de ser produto perecível com rápida proliferação de bactérias e contaminantes. 
 
 

Ainda segundo o SIM, também não há nenhuma fiscalização na obtenção desse leite, na ordenha das vacas, questão de higiene e manipulação no momento de ordenha. O produto apreendido foi descartado no Aterro Sanitário. 

 

A operação desta terça-feira também contou com a participação do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte (SET) e Guarda Civil Municipal.

 

Durante a fiscalização, os veículos eram verificados se estavam transportando produtos de origem animal sem registro no órgão oficial de inspeção. Um veículo que estava transportando produtos de origem animal também fora da temperatura de refrigeração também foi autuado e os produtos encaminhados novamente à distribuidora. 

 

Do Blog: Vão acabar com o pequeno, pois, o pequeno produtor de leite não tem como custear essas exigências todas. Desde que "mundo é mundo", que a ordenha do pequeno produtor de leite é feita de forma artesanal, manualmente, e esses leites geralmente são transportados para as queijeiras, que para fazer o queijo, obrigatoriamente tem que virar coalhada, e quando é comprado para consumo caseiro, é fervido, e se não tiver impróprio para o consumo, "talha" logo no fogo. Ratificando, vão acabar com o pequeno produtor de leite. Lamentável!

   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...