16 de setembro de 2016

ATENÇÃO MULHERES! ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE O CICLO MENSTRUAL E O RENDIMENTO FÍSICO

O período do ciclo menstrual é um dos momentos em que a mulher está mais sensível às pressões do dia-a-dia. Essa reação tem explicação na fase chamada TPM (Tensão Pré Menstrual), que é o período que ocorre uma queda da concentração de progesterona, e com isso, a redução de desempenho, retenção hídrica e aumento do cansaço e sensibilidade.
 
 
 
É durante o ciclo menstrual que algumas vezes o consumo de alimentos fica mais alto, incluindo aqueles com maior teor de sódio, podendo prejudicar o resultado dos exercícios já que o sódio pode causar inchaço devido a retenção de líquido.
 
 
 
Segundo Monica Cavalcanti, ginecologista do Hapvida, para as mulheres que usam a pílula anticoncepcional o ideal é buscar o melhor método para o funcionamento do seu corpo. Algumas pílulas podem contribuir para o ganho de peso, isso acontece porque algumas delas possuem um nível alto de estrogênio, sendo responsável pela retenção de líquido no corpo, que pode aumentar o peso.
 
 
 
Muitas vezes um anticoncepcional “engorda” um paciente e “emagrece” a outra. Deve-se prestar atenção sobre o estilo de vida que a mulher está levando no momento, pois atividades físicas, dietas e estresse do dia-a-dia são fatores decisivos. Alguns tipos de hormônios presentes no anticoncepcional podem aumentar a retenção hídrica e o peso, mas tais efeitos tendem a desaparecer após 3 meses de uso”, explica.
 
 
 
No entanto, para aquelas que praticam atividade física de forma intensa e regular, com níveis altos de treinamento, como é o caso das atletas, pode acontecer de ter pouco ou nenhum fluxo menstrual, que revela uma alteração em hormônios androgênicos, ao ponto de ficarem em amenorreia (sem menstruar). O ideal é que a atividade seja praticada de forma moderada.
 
 
 
O exercício, quando executado moderada e frequentemente, estimula o organismo a liberar endorfina, substância ligada diretamente ao bem-estar que reduz o estresse e, com isso, ajuda a regularizar a menstruação. Um treino muito pesado, exigindo além das capacidades corporais, favorece a liberação da prolactina – hormônio que pode provocar falhas na menstruação”, alerta a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...