28 de dezembro de 2015

ESPECIALISTA FALA SOBRE O USO DE REPELENTE DURANTE A GRAVIDEZ

O uso do repelente tem sido estimulado para as gestantes como medida de proteção contra o zika vírus, doença apontada como uma das causas da microcefalia em bebês. Com isso, muitos têm dúvidas sobre qual tipo de repelente é recomendados para as grávidas. Os repelentes para as gestantes são os mesmos recomendados para os adultos.
 
Segundo a ginecologista do Hapvida Saúde, Nair Margotti, cada vez mais está se comprovando a associação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia em gestantes. Por isso é muito importante o uso tópico de repelentes na gestação. Os repelentes com as substâncias Icaridina, DEET e IR3535 são os mais indicados e devem ser usados durante toda a gestação.
 
O repelente de maior duração na pele é o Icaridina, conferindo aproximadamente 10 horas de proteção contra os insetos. Ele tem na concentração de 20% a 25% (Exposis).
 
O DEET é o repelente mais comum e mais fácil de ser encontrado nas farmácias e supermercados (OFF, Autan e Repelex, entre outros). É um repelente muito eficiente, mas sua duração depende da concentração de DEET no produto. No Brasil a ANVISA só autoriza a venda de repelentes com concentração de DEET de até 15%, o que confere proteção máxima por 6 horas (produtos com concentrações de 25% a 50% estão disponíveis em outros países e são mais eficazes). As gestantes devem escolher os repelentes com DEET na versão para adultos (15%) com 6 horas de duração e não a versão infantil, que tem apenas 6% a 9% do ativo e duração mais curta (2 horas).
 
Para crianças o mais indicado é O IR3535, conhecido como Loção Antimosquito Johnson’s. Tem duração muito curta, necessitando de reaplicações a cada 2 horas, o que pode deixar a gestante desprotegida em períodos de longa exposição.
 
Segundo a nutricionista repelentes naturais como citronela e andiroba têm rápida evaporação e, portanto, um tempo de proteção muito curto, de 10 a 20 minutos. Assim, não são considerados repelentes seguros para gestantes.
 
A Icaridina seria a primeira escolha para a gestante pelo longo tempo de duração da proteção, sendo necessária apenas uma aplicação ao dia. O DEET e IR3535 também podem ser usados, mas por apresentarem menor duração da proteção, precisam ser reaplicados ao longo do dia. Vale lembrar que o mosquito da Dengue/Zika tem hábitos diurnos, então o uso do repelente deve priorizar este período.
 
4 passos para aplicar o repelente:
 
1. O efeito dos repelentes se dá pelo “efeito de nuvem”, ou seja, após a aplicação o repelente evapora e forma uma “nuvem” de aproximadamente 4 cm em volta da pele que repele o inseto. Assim, não é recomendado usar o repelente por baixo das roupas, mas por cima dos tecidos e apenas na pele exposta (braços, colo, pernas, pés).
 
2. Pelo mesmo motivo, o repelente é o último produto a ser aplicado na pele. Primeiro usa-se hidratantes, filtros solares, maquiagem e, depois, o repelente sempre por cima de tudo.
 
3. Evite aplicar perto de olhos, nariz e boca, pois todos os repelentes podem irritar as mucosas.
 
4. Respeite o intervalo para reaplicar o produto: Icaridina (10 horas na pele e a cada 72 horas nos tecidos), DEET adultos 15% (reaplicação a cada 6 horas) e IR3535 (reaplicação a cada 2 horas).

As recomendações são baseadas nos produtos atualmente disponíveis e permitidos pela Anvisa no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...