23 de outubro de 2015

'VAMOS RETOMAR O CONTROLE DO SISTEMA PRISIONAL', DIZ NOVO TITULAR DA SEJUC

"Vamos retomar o controle do sistema prisional. Essa situação que existe hoje de presos fora das celas é inadmissível". É com esse pensamento que Cristiano Feitosa assumiu a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc). O novo secretário afirmou que pretende promover uma força tarefa, com o apoio da Polícia Militar, para que os presos voltem para as celas.

Cristiano Feitosa Mendes é o novo titular da Sejuc (Foto: Divulgação/Governo do RN)

"Tem que se ter uma medida de urgência, de choque, para que os presos voltem para as celas, para que a normalidade se restabeleça mesmo diante de dificuldades como falta de recursos, de pessoal e problemas estruturais. Pretendemos fazer uma força tarefa com o apoio da PM para que isso se efetive. O mais importante é o estado retomar as rédeas da situação", disse.

O novo secretário disse que o sistema prisional precisa ser trabalhado com base na entrada de presos e na manutenção de prisões. Segundo ele, as audiências de custódia funcionam como um filtro para a entrada de novos presos nas unidades prisionais. "E é preciso aplicar a lei em casos de progressão de regime para que pessoas não fiquem presas além do tempo superlotando as unidades", afirmou.

O secretário disse ainda que pretende acionar o Tribunal de Contas do Estado para conseguir novas contratações de pessoal para o sistema prisional, apesar do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "A Lei de Responsabilidade Fiscal é tão mais importante do que a segurança pública? Do que o sistema prisional? Há valores maiores envolvidos e nós vamos tentar um entendimento com o TCE, uma justificativa jurídica para a realização de concurso", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENTRE VAN DE ESTUDANTES E TRATOR DEIXA MORTOS NO SERTÃO DA PB

Um acidente entre uma van, que transportava estudantes, e um trator, na noite desta segunda-feira (22), deixou ao menos duas pessoas mortas,...