10 de setembro de 2014

MARINA REBATE CRÍTICAS E DIZ QUE DILMA CRIOU O 'BOLSA BANQUEIRO'

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, rebateu nesta terça-feira (9) críticas feitas pela campanha da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, contra suas propostas para a área econômica. Em visita a Betim (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, Marina disse que a petista criou em seu governo a "bolsa banqueiro", em referência aos gastos do governo com sucessivos aumentos na taxa de juros.

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, e o candidato a vice, Beto Albuquerque, em Betim (MG) (Foto: Raquel Freitas/G1)

"Ela disse que ia ganhar, vai baixar os juros, e nunca os banqueiros ganharam tanto quanto no seu governo. E agora, eles que fizeram a bolsa empresário, a bolsa banqueiro, a bolsa juros altos, estão querendo nos acusar, de forma injusta, nos seus programas de TV e rádio", afirmou a candidata do PSB.

Desde que o PSB lançou a proposta de dar autonomia ao Banco Central – que estabelece a taxa básica de juros da economia, para controle da inflação – a campanha de Dilma tem dito que a medida seria um "perigo para o país". Peças da propaganda eleitoral lançadas na internet dizem que dar independência ao BC "é tirar do presidente da República e do Congresso Nacional, as decisões sobre a política econômica do país para entregá-las aos bancos".

O programa de Marina, lançado no fim de agosto, diz que a independência do BC permitirá ao órgão "praticar a política monetária necessária ao controle da inflação". "Como em todos os países que adotam o regime de metas, haverá regras definidas, acordadas em lei, estabelecendo mandato fixo para o presidente, normas para sua nomeação e a de diretores, regras de destituição de membros da diretoria, dentre outras deliberações", diz o texto.

Mais tarde, durante entrevista à imprensa em Belo Horizonte, Marina classificou de "leviana" a acusação de que entregaria o país a banqueiros. Ela disse que, enquanto no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), os bancos lucraram R$ 31 bilhões, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), os lucros subiram para R$ 199,46 bilhões "e mais ainda que já foram entregues aos bancos".

"O próprio presidente Lula é quem vai falar porque foi ele que disse 'não tem nenhum lugar do mundo em que o Santander esteja ganhando mais que no Brasil. Aqui, ele ganha mais do que em Nova Iorque, em Londres, em Paris, Pequim, Madri, Barcelona'. Lula disse isso em 27 de julho de 2014. Ele mesmo é que está sendo pego pelas suas próprias palavras", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENTRE VAN DE ESTUDANTES E TRATOR DEIXA MORTOS NO SERTÃO DA PB

Um acidente entre uma van, que transportava estudantes, e um trator, na noite desta segunda-feira (22), deixou ao menos duas pessoas mortas,...