30 de julho de 2014

COM VOTAÇÃO APERTADA, CONSELHO DE SAÚDE APROVA VINDA DA CGU À JARDIM DO SERIDÓ

Foto0450Em reunião com as presenças do presidente e de membros do Conselho Estadual de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde de Jardim do Seridó aprovou a convocação da CGU, (Controladoria Geral da União), para fiscalizar contas da secretaria de saúde do município no exercício 2012/2014.

De forma nada aceitável pela população, 4 dos membros do referido Conselho votaram conta a vinda do órgão fiscalizador, mas outros 4 membros foram favoráveis, ficando o voto de desempate por conta do presidente, “Batista de Dixe”, que não hesitou em votar favorável.

Segundo populares presentes na reunião, outro ponto negativo para o município foi a forma arrogante e em tom ameaçador a qual a ex-secretária de saúde, Talita Moura, filha do ex-vice-prefeito, irmão do atual secretário, usou para anunciar sua volta à secretaria de saúde, haja vista que a mesma foi afastada por determinação do Ministério Público, mas agora irá voltar ao seu cargo atualmente preenchido por seu irmão.

Por fim, esperamos que, realmente venha a fiscalização da CGU, pois o atual gestor já foi CONDENADO por ato de improbidade administrativa por desonestidades cometidas na saúde, que outra vez apresenta fortes indícios de irregularidades.

Do Blog: Qual será o motivo do medo da vinda da CGU por parte dos 4 “conselheiros” que votaram contra?

13 comentários:

  1. Conselho de Saúde nacional, estadual ou municipal é o órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros.

    Embora não recebam remuneração, os Conselheiros de Saúde estão investidos numa função pública, estando sujeitos à responsabilização criminal, em vista do elástico conceito de funcionário público para o Código Penal Brasileiro (artigo327),
    e civil, por improbidade administrativa, por serem considerados agentes públicos, nos termos da Lei Federal 8.142/90.

    Entre outras finalidades servem para garantir a participação regular do cidadão na elaboração das diretrizes gerais da política de saúde e definição das metas com vistas ao alcance dos objetivos traçados para a política de saúde (acompanhar a execução do Plano de Saúde); na formulação das estratégias de implementação das políticas de saúde; no controle sobre a execução das políticas e ações de saúde.

    Fundamentação: Lei Federal 8.142/90; Resolução do Conselho Nacional de Saúde 333/2003.

    Por fim, nos resta saber quais foram os motivos que levaram 4 membros do CMS a votar contra a vinda da CGU para fiscalizar. O que o povo precisa é ter o direito constitucional de "saúde pública" resguardado.

    ResponderExcluir
  2. teve uma conselheira qu votou contra que faltou até a voz parecia que tinha engolido uma pamonha

    ResponderExcluir
  3. Se a Saúde Pública de Jardim era ruim, vocês tenham a certeza que está muito pior, desde que os MOURAS se perpetuaram.

    Fruto de mera indicação política para agradar o ex-bicudo, Anchieta Moura, que passou décadas insultando e perseguindo o povo do PMDB mas que usa da sua influência para se favorecer junto com a família, a Secretaria de Saúde não tem, ao meu ver, correspondido ao mínimo e básico para com a população, negando ao povo mitas vezes, o que figura na Constituição Federal como direito.

    O povo sofre demais e eu não consigo entender a razão de se votar contra uma fiscalização que poderá beneficiar os usuários do SUS de Jardim do Seridó.

    ResponderExcluir
  4. Rasgue os nomes desses 4 conselheiros por favor.

    ResponderExcluir
  5. Momento vergonhoso para Jardim do Seridó, precisar o CES interferir para melhorar a palhaçada que virou a Saúde Pública.

    ResponderExcluir
  6. me diga o que danado tá prestando nessa saúde de jardim,porque nem dipirona tão dando mais,pense num desmantelo grande

    ResponderExcluir
  7. este ano esta misturando a mairor falsa das das políticas do RN de todos os tenpos.

    ResponderExcluir
  8. Vai aqui o nome dos quatro conselheiros que votaram contra a vinda da CGU.
    . Vitoria Galvão - representante dos Agentes de Saude
    . Luciana - profissional da saúde,
    . Alex Moura - Secretário de Saúde, e
    . Valdecli - Representante da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  9. Os evangélicos do nosso município estão muito bem representado no Conselho de Saúde, enquanto que o nosso representante da Igreja Católica deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  10. Pois é amigo, você agora disse tudo nada mais presta na saúde desse município, porque onde chegamos só ouvimos pessoas falarem mal, acho que é mesmo falta de competência para assumir uma pasta tão complexa, porém esse povo que só pensa em dinheiro, não quer nem saber,ai acaba prejudicando a população.QUE PENA.

    ResponderExcluir
  11. Paulinho esses conselheiros tem que serem punidos,pois estão sendo coniventes com as irregularidades na pasta,pois são fiscais do povo e não defensores do prefeito.

    ResponderExcluir
  12. Embora não recebam remuneração, os Conselheiros de Saúde estão investidos numa função pública, estando sujeitos à responsabilização criminal, em vista do elástico conceito de funcionário público para o Código Penal Brasileiro (artigo 327), e civil, por improbidade administrativa, por serem considerados agentes públicos, nos termos da Lei Federal 8.142/90.

    ResponderExcluir
  13. A saúde de jardim ta um caos,pq essa semana eu tava com um exame de urina marcado e quando cheguei lá disseram q não estava recebendo,um dos exames mais baratos q tem não está sendo feito imagina os outros.meu Deus onde vamos parar,VERGONHA!!!!!

    ResponderExcluir

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...