30 de julho de 2014

COM VOTAÇÃO APERTADA, CONSELHO DE SAÚDE APROVA VINDA DA CGU À JARDIM DO SERIDÓ

Foto0450Em reunião com as presenças do presidente e de membros do Conselho Estadual de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde de Jardim do Seridó aprovou a convocação da CGU, (Controladoria Geral da União), para fiscalizar contas da secretaria de saúde do município no exercício 2012/2014.

De forma nada aceitável pela população, 4 dos membros do referido Conselho votaram conta a vinda do órgão fiscalizador, mas outros 4 membros foram favoráveis, ficando o voto de desempate por conta do presidente, “Batista de Dixe”, que não hesitou em votar favorável.

Segundo populares presentes na reunião, outro ponto negativo para o município foi a forma arrogante e em tom ameaçador a qual a ex-secretária de saúde, Talita Moura, filha do ex-vice-prefeito, irmão do atual secretário, usou para anunciar sua volta à secretaria de saúde, haja vista que a mesma foi afastada por determinação do Ministério Público, mas agora irá voltar ao seu cargo atualmente preenchido por seu irmão.

Por fim, esperamos que, realmente venha a fiscalização da CGU, pois o atual gestor já foi CONDENADO por ato de improbidade administrativa por desonestidades cometidas na saúde, que outra vez apresenta fortes indícios de irregularidades.

Do Blog: Qual será o motivo do medo da vinda da CGU por parte dos 4 “conselheiros” que votaram contra?

13 comentários:

  1. Conselho de Saúde nacional, estadual ou municipal é o órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros.

    Embora não recebam remuneração, os Conselheiros de Saúde estão investidos numa função pública, estando sujeitos à responsabilização criminal, em vista do elástico conceito de funcionário público para o Código Penal Brasileiro (artigo327),
    e civil, por improbidade administrativa, por serem considerados agentes públicos, nos termos da Lei Federal 8.142/90.

    Entre outras finalidades servem para garantir a participação regular do cidadão na elaboração das diretrizes gerais da política de saúde e definição das metas com vistas ao alcance dos objetivos traçados para a política de saúde (acompanhar a execução do Plano de Saúde); na formulação das estratégias de implementação das políticas de saúde; no controle sobre a execução das políticas e ações de saúde.

    Fundamentação: Lei Federal 8.142/90; Resolução do Conselho Nacional de Saúde 333/2003.

    Por fim, nos resta saber quais foram os motivos que levaram 4 membros do CMS a votar contra a vinda da CGU para fiscalizar. O que o povo precisa é ter o direito constitucional de "saúde pública" resguardado.

    ResponderExcluir
  2. teve uma conselheira qu votou contra que faltou até a voz parecia que tinha engolido uma pamonha

    ResponderExcluir
  3. Se a Saúde Pública de Jardim era ruim, vocês tenham a certeza que está muito pior, desde que os MOURAS se perpetuaram.

    Fruto de mera indicação política para agradar o ex-bicudo, Anchieta Moura, que passou décadas insultando e perseguindo o povo do PMDB mas que usa da sua influência para se favorecer junto com a família, a Secretaria de Saúde não tem, ao meu ver, correspondido ao mínimo e básico para com a população, negando ao povo mitas vezes, o que figura na Constituição Federal como direito.

    O povo sofre demais e eu não consigo entender a razão de se votar contra uma fiscalização que poderá beneficiar os usuários do SUS de Jardim do Seridó.

    ResponderExcluir
  4. Rasgue os nomes desses 4 conselheiros por favor.

    ResponderExcluir
  5. Momento vergonhoso para Jardim do Seridó, precisar o CES interferir para melhorar a palhaçada que virou a Saúde Pública.

    ResponderExcluir
  6. me diga o que danado tá prestando nessa saúde de jardim,porque nem dipirona tão dando mais,pense num desmantelo grande

    ResponderExcluir
  7. este ano esta misturando a mairor falsa das das políticas do RN de todos os tenpos.

    ResponderExcluir
  8. Vai aqui o nome dos quatro conselheiros que votaram contra a vinda da CGU.
    . Vitoria Galvão - representante dos Agentes de Saude
    . Luciana - profissional da saúde,
    . Alex Moura - Secretário de Saúde, e
    . Valdecli - Representante da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  9. Os evangélicos do nosso município estão muito bem representado no Conselho de Saúde, enquanto que o nosso representante da Igreja Católica deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  10. Pois é amigo, você agora disse tudo nada mais presta na saúde desse município, porque onde chegamos só ouvimos pessoas falarem mal, acho que é mesmo falta de competência para assumir uma pasta tão complexa, porém esse povo que só pensa em dinheiro, não quer nem saber,ai acaba prejudicando a população.QUE PENA.

    ResponderExcluir
  11. Paulinho esses conselheiros tem que serem punidos,pois estão sendo coniventes com as irregularidades na pasta,pois são fiscais do povo e não defensores do prefeito.

    ResponderExcluir
  12. Embora não recebam remuneração, os Conselheiros de Saúde estão investidos numa função pública, estando sujeitos à responsabilização criminal, em vista do elástico conceito de funcionário público para o Código Penal Brasileiro (artigo 327), e civil, por improbidade administrativa, por serem considerados agentes públicos, nos termos da Lei Federal 8.142/90.

    ResponderExcluir
  13. A saúde de jardim ta um caos,pq essa semana eu tava com um exame de urina marcado e quando cheguei lá disseram q não estava recebendo,um dos exames mais baratos q tem não está sendo feito imagina os outros.meu Deus onde vamos parar,VERGONHA!!!!!

    ResponderExcluir

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...