31 de maio de 2014

AEROPORTO ABERTO HOJE NO RN NÃO PODE TER VOOS INTERNACIONAIS

O Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), que entrou em operação neste sábado (31), não tem autorização para receber e despachar voos internacionais. A informação é da Delegacia Regional da Receita Federal, que afirma que o terminal ainda não está "alfandegado". Na prática, o alfandegamento é a autorização por parte da Secretaria da Receita Federal para que o terminal possa embarcar ou desembarcar viajantes e mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinados.

Novo terminal entra em operação neste sábado (31) (Foto: Fernanda Zauli/G1)

O primeiro voo internacional previsto para pousar no novo aeroporto é o TP005, da TAP Linhas Aéreas, que parte de Lisboa às 19h50 deste domingo (1º) e deve pousar em Natal às 23h25 do mesmo dia. A assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o voo está cancelado "porque a aeronave passa por manutenção". A informação não foi confirmada pela TAP Linhas Aéreas, que informou, às 13h deste sábado, que o voo está mantido.

A assessoria do Consórcio Inframérica informou, por meio de nota, que "no que se refere ao alfandegamento para voos internacionais no novo aeroporto da Grande Natal, a Inframérica aguarda autorização da Receita Federal nas próximas horas. O aeroporto está devidamente homologado conforme divulgação da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] e está preparado para receber o voo da TAP amanhã, domingo, às 23h25".

Novo terminal entra em operação neste sábado (31) (Foto: Fred Carvalho/G1)

Segundo a Receita Federal, “o aeroporto tem pendências de ordem operacional”. “Não há disponibilidade de link de acesso pela Embratel ao sistema da Receita Federal, por exemplo. Isso impossibilita o trabalho da Receita", disse o inspetor-chefe da Inspetoria da Receita Federal em Natal, Jorge Luiz da Costa. É ele que está elaborando o relatório de inspeção que irá subsidiar a Superintendência da Receita Federal para a autorização do alfandegamento. "Depois que a estrutura estiver pronta, o relatório será enviado para a Superintendência da Receita Federal, em Recife. Do gabinete vão emitir um ato declaratório sobre o alfandegamento do aeroporto e no dia seguinte deve ser publicado no 'Diário Oficial da União'", explicou.

De acordo com delegado-adjunto da Receita Federal, Francisco Aurélio de Albuquerque, enquanto a alfândega não está liberada em São Gonçalo do Amarante, a opção é fazer os voos internacionais pelo Aeroporto Augusto Severo. "A estrutura de lá está mantida, até porque ainda temos mercadorias", disse. A assessoria da Anac, no entanto, informou que o Augusto Severo já foi desativado e não pode mais receber voos comerciais.

Jorge Luiz da Costa, da Receita Federal, explicou que essa é a primeira vez que o alfandegamento de um aeroporto acontece do zero. Segundo ele, em todas as outras situações o processo ocorre dentro da dinâmica de observação do funcionamento do aeroporto. “Em outros casos, o aeroporto já opera com voos nacionais e, em determinado momento, passará a operar com voos internacionais. Então o alfandegamento é feito a partir da observação do funcionamento do terminal com os voos nacionais. Dessa vez teremos que fazer o alfandegamento a partir de um projeto. Não há como emitir parecer sobre algo que que não aconteceu, portanto alguns requisitos só serão observados no decorrer do funcionamento do terminal”, disse.

O novo aeroporto começou a funcionar neste sábado (31). Tem 40 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros por ano. O terminal oferece 45 balcões de check-in e 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de passageiros. São cinco esteiras para retirada de bagagens destinadas ao tráfego doméstico e internacional. O estacionamento terá, inicialmente, capacidade para 850 veículos.

 

Um comentário:

  1. A festa ontem no municipal clube de Acari foi a maior poluição sonora de 10 anos. Existem aparelhos que medem a altura e a intensidade dos sons, através das vibrações acústicas, que são medidas em uma unidade denominada decibéis (dB). Dependendo da intensidade, são altamente agressivos aos ouvidos, pois só suportamos sons até 55dB. Sons acima de 75 dB, podem provocar problemas à nossa saúde. onde está a Lei do Silêncio " ACARI "

    ResponderExcluir

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...