19 de fevereiro de 2013

DESABAFO! INTERNAUTA NARRA SOFRIMENTO DA FAMÍLIA POR CONVIVER COM O ALCOOLISMO DO PAI

imagesCAP99Q45Recebemos um e-mail de uma internauta, (que preservaremos sua identidade para não lhe causar constrangimentos), que faz um desabafo do sofrimento vivido por sua família com o alcoolismo de seu pai.

As declarações são fortes, mas retratam uma realidade que muito tentam esconder, e serve como exemplo para todos que não conhecem as mazelas e destruição que o álcool causa em uma família. Leiam com atenção!

COMO COMEÇA A VIDA DE UM ALCOÓLATRA?

“Não sei! Mas a do meu pai começou assim: ele era muito jovem. Tinha menos de quinze anos e bebia como os jovens de hoje (pra se mostrar mesmo). Porque cachaça não é bom, não é gostoso. É uma DROGA mesmo!

Meu pai casou-se com uma mulher perfeita. Ele sempre foi muito machista. Nunca aceitou que minha mãe trabalhasse e também nunca a deixou faltar nada. Nem em casa, nem a gente (os filhos). Mas a bebida é uma DROGA e essa DROGA ta destruindo este homem.

Meu pai bebia apenas nos finais de semana, em festas. Depois começou a tomar uma pro almoço, outra pro jantar e vamos tomar mais uma? Não é assim mesmo? Sempre aparecem aqueles convites: vamos tomar uma?

E com o passar dos anos, tai meu pai, meu ex-orgulho. É isso mesmo, eu dava mais valor ao meu pai que a minha mãe, meu pai era tudo pra mim. Ele era perfeito. Mas eu o perdi pra cachaça. Meu pai é um alcoólatra! E eu não posso fazer nada pra mudar essa realidade. Também é difícil aceitar. Superar? Impossível. Minha mãe nessa história de mais de quarenta anos de convivência tem muita coisa pra contar. Muitas decepções, muitos desgostos, muitas vergonhas, enfim, muito sofrimento...

Hoje eu entendo perfeitamente a minha mãe. Ela é uma santa. Meu pai apesar do vício é um cara muito bom, honesto, dono de casa. A gente vive com ele pedindo a Deus todos os dias um milagre: que ele pare de beber! Porque a tolerância Deus tem nos dado muito, mas o ser humano não é perfeito e tem dias que a gente chega ao limite... O mais triste dessa convivência é saber que já não temos por ele o mesmo respeito de antes, as turbulências do dia-a-dia vão destruindo o sentido real de família. Aquele cara que era o nosso orgulho, o nosso refúgio, o nosso tudo, agora é apenas um alcoólatra. E essa realidade tem nos destruindo aos poucos.

Essa DROGA, como todas as DROGAS, não destrói apenas o usuário não. Ela destrói também a família. Não adianta ter comida na mesa e não ter sossego. Não ter paz. A gente bate boca com ele porque ele tira a nossa paciência mesmo. Um alcoólatra perde o amor próprio, perdi o amor pela família, perdi o respeito, perdi a dignidade. Convivemos com ele por gratidão também, mas não sabemos até quando vamos aguentar”.

Do Blog: Só ele é capaz de se ajudar, basta que ele se conscientize que é um doente do alcoolismo e procurar ajuda!

20 comentários:

  1. Realmente Paulinho isso é um alerta para aquelas pessoas que acham que tomar uma é só uma diversão. O pai dessa jovem começou assim. E QUANTOS JOVENS NÃO COMEÇAM ASSIM?
    É realmente muito triste mas é uma grande realidade.

    ResponderExcluir
  2. Mas Paulinho, alguma coisa o levou a tal vício! O que será que foi? E por que sua família diz que o amava tanto , não tentaram ajuda-lo com casas de apoio para alcoólatras. FALAR É FÁCIL MAS FAZER É MAIS DIFÍCIL! Meu pai também é alcoólatra e nem por isso deixo de amá-lo, muito pelo contrario , a cada dia tenho muito mais orgulho dele.
    Porque não o levaram para profissionais especializados para tratar tal mal, ai sim depois dessas tentativas se pode fazer tais julgamentos , ao meu ver precipitados! Sei o que é um sofrimento de uma família com pai alcoólatra mas se o mesmo não encontrar apoio em casa nas mesas de bar é que não irá!
    FICA A DIGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me desculpe, mas agora são 6h da manhã, meu pai está acordado desde as 4h da madrugada esperando o bar abrir, somos uma família estruturada, honesta...ele tem uma esposa (minha mãe) maravilhosa e duas filhas estudiosas, trabalhadora e não tem motivo familiar aparente para ele beber e ele prefere a cachaça! Não julgue, cada pessoa carrega o seu sofrimento.

      Excluir
    2. Meu pai também é alcoólatra e já passamos por muitas coisas ruins por causa dele. Ele é agressivo e ja perdeu totalmente o respeito pela família... Já perdemos as contas de psiquiatras e psicólogos que marcamos e ele não foi não quer sair desse vício e diz que não sai pq não quer. Todos os meus irmãos são muito revoltados por conta disso ele nos magoa e nos decepciona todos os dias.

      Excluir
    3. Não adianta esse papo de tirar a responsabilidade da pessoa, não adianta leva-la a psiquiatra, psicólogo, pastor, padre, remédios, se a pessoa não quer parar ela não para, CULPAR A FAMÍLIA QUE É FÁCIL. Meu pai ERA alcoólatra mas parou porque QUIS parar, não foi psicólogo nem outro profissional, foi por Deus e vontade própria, meu avô também parou, também. Porém a 2 anos namoro uma mulher que é alcoólatra tenho pena dela, mas ela não quer parar, já a leveu em clinicas, alcoólicos anônimos, igreja, psiquiátricas, tomou remédio para tirar a vontade de beber e logo inventou que estava dando alergia e não tomou mais, psicólogos, converso todos os dias e já me convenci que ela ama a sensação do álcool, e ela decidiu viver assim. Infelizmente vou ter que deixa-la. Não posso ter filhos com ela e nunca terei um futuro.

      Excluir
  3. é meu amigo ou amiga, o que está te faltando mais é tratá-lo com amor. lembre sempre que Jesus disse ame ame ame não importa como. As vezes que ele chegar embriagado em casa receba-o com carinho. deite-o na cama ou rede , beije -o e só no outro dia fale com ele. talvez vcs falam irritados qd ele chega bebado em casa. digo isso por experiencia própria . hoje eu sou grata pela paciencia que Deus me deu

    ResponderExcluir
  4. A você que deixou a DIGA:
    Ninguém vai a força para um especialista. Meu pai nem aceita que alcoolismo é uma doença.
    E é tão fácil pra você nos julgar!!! Você sabe o quanto a gente já lutou???
    Meu pai não acorda sóbrio. Ele já acorda pra beber e bebe até voltar a dormir.
    Realmente é muito fácil julgar. e mais fácil ainda é achar que deveria ser assim ou assado.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas que colocaram o segundo e o terceiro comentário esqueceram de analisarem o que essa família deixa de contar por constrangimento e por amor ao ente que vive no alcoolismo. Julgaram...
    Conheço esta família de perto e sei o quanto é difícil pra eles a convivência com o velho. Tem dias que é muito mal humorado e passa na cara dos filhos e da esposa tudo o tem feito por eles como nunca deixou faltar nada, sempre deu estudos, essa casa é minha e quem não gostar da minha cachaça que se mude, etc.
    Eles pedem direto pra ele procurar um tratamento e deixar de beber mas esse senhor é muito machista e opinioso, só sabe responder que só para de beber quando morrer.
    É difícil. Como amigo dessa família, eu só posso lamentar.

    ResponderExcluir
  6. Cuide da sua vida e seja feliz, cada um escolhe o seu caminho!
    Tenho minhas duvidas quanto ao fato de o alcoolismo ser realmente uma doença, qual o doente que não quer se curar? Siga o seu caminho em paz!

    ResponderExcluir
  7. 30 DE SETEMBRO DE 2013.
    É VERDADE. É FÁCIL FALAR, DIFÍCIL É CONVIVER COM A MORTE DO PAI E DA FAMÍLIA TODOS OS DIAS, EU MESMO NÃO SUPORTO MAIS. O MEU MARIDO TODO DIA FALA VOU PARAR, ELE JÁ FICOU UM TEMPO SEM BEBER, MAIS FEZ ATÉ PROMEÇA, ESSE SEXTA P SABADO, DE MADRUGADA ELE CHEGOU TÃO BÊBADO Q NÃO COSEGUIO SUBIR AS ESCADAS, DORMIU NO SOFA FPEQUENO DA SALA! Q VERGONHA MIJOU TUDO, O SOFÁ, A ROUPA FICOU TODA MIJADA. PERDEU ATÉ O CEL, ENXARCOU NO MIJO. COMO PODE ACORDAR E DIZER NÃO LEMBRO DE NADA! DEUS SABE DE TODAS AS COISAS, EU VOU TENTAR ME SEPARAR, TENHO DOIS FILHOS, UM DE 16 E UM DE 22. Q JÁ É PAI E TÁ SEGUINDO A CARREIRA DO PAI, NA BEBIDA, E NÃO CONSEGUE EMPREGO, POR UM REVOLTADO C O PAI, PQ O PAI DELE ME TRAIU C A MINHA PRIMA Q É MADRINHA DELE. DÁ P CONFIAR EM Q BEBE DESSE JEITO? [FICA A DICA]

    ResponderExcluir
  8. É realmente é mto triste , entendo perfeitamente,... Minha MAE é alcoolatra, ja uns 12 anos ou mais, ela nao aceita a se tratar.. O pior de tudo ela é agreciva fala que vai matar meu pai com meu irmao quando tiver dormindo, fala que vai colocar veneno na comida... Eu sinceramente ja nao sei mas oq fazer, é tanto mais é tanto sofrimento, que as vezes me da vontade de desistir... Quando ela ta assim , ela é mto nervosa oq tiver na frente dela ela joga na gente, copo , faca, panela, oque tiver ...Ja fomos em varios lugares pra ver se arruma um jeito de tirar esse vicio dela, em pastores e tal, todos falam que isso foi Macumba feito pra ela... Ela era uma mulher forte, com um corpao, hoje ta bem magrinha , cada vez mais magra, ja nao ta tendo mas força pra fazer nada....E é isso , só to querendo desabafar um pouco pq ja nao aguento mais :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação. Minha mãe se tornou outra pessoa após se entregar a bebida e não aceita que é o álcool que está fazendo isso como ela. Para as outras pessoas ela diz que tem problemas de cabeça mas em casa sabemos que é o álcool. Ela ficou muita agressiva e chega a agredir os próprio netos. Ela está cada. Ez mais debilitara pois já tem mais de 60 anos e o pior é que moramos em uma cidade muito pequena onde não há esse tipo de tratamento e ela se recusa a sair para tratamento. Estou sem chão, à beira do desespero.

      Excluir
    2. Entendo o que esta passando minha mae era alcoolatra nao aceitava tratamento ate q morreu refem do vicio muito triste perdelá assim.

      Excluir
  9. Tenho um irmão assim, é o pior mora sozinho, ninguém agüenta conviver com alcoolatra morro de dó dele não sei mais o que fazer, tenho minha família todos me cobram atenção, não posso largar tudo para pagar ele, ao mesmo tempo não consigo me concentrar em nada preocupada com ele muito sofrimento já não sei mas o quefazeres

    ResponderExcluir
  10. Sei o quanto sofro quando meu irmão bebê, e o por ele mora sozinho, pois é Difici alguém firmar com uma pessoa que bebe. Bebe semana e quando vai para parece que vai morrer, fica furioso desconfiado de tudo muito sofrimento queria tanto que alguém nos ajudasse minha mãe e falecida mo mundo é apenas ele é eu, só que tenho minha família, que não aceita o problema dele pois o álcool mexeu muito com a cabeça dele e desconfiado vive insinuando que estou roubando ele é difícil mesmo assim é meu irmão e me preocupo muito com ele

    ResponderExcluir
  11. O alcoolismo na terceira idade, é bem mais grave que imaginamos.
    Tudo começa com o primeiro gole social e depois se torna uma válvula
    de escape, já que muitos sofrem de depressão. e se jogam na bebida.
    Uma ajuda profissional é necessária, já que o alcoolismo é uma doença, se não tratada leva à morte;

    ResponderExcluir
  12. O FIM DO MEU VICIO:ALCOOLISMO

    COMO EX-ALCOOLATRA TENHO A OBRIGAÇÃO DE DAR O MEU TESTEMUNHO EM RELAÇÃO A DEPENDENCIA QUIMICA...
    Dr.Neurologista Sergio Martins

    Disponivel para dar explicações do funcionamento bioquímico do BACLOFENO no cerebro

    http://curadoalcool.blogspot.com.br
    ou loja virtual de livros:
    auxiliaradvogado.loja2.com.br

    "O fim do meu vício" é o nome do livro escrito pelo Dr. Oliver Ameisen, Cardiologista Francês. O livro conta a história do médico que trabalhava em um dos mais respeitados hospitais universitários dos Estados Unidos, atendia pacientes famosos em seu consultório em Manhattan e tinha uma bela namorada. Ninguém imaginava que era alcoólico. Mas quando Oliver perdeu o controle sobre a bebida, perdeu também o controle de sua vida. Entre as internações em centros de desintoxicação, as reuniões dos Alcoólicos Anônimos e as inevitáveis fases da bebedeira, Oliver travava uma batalha diária contra o preconceito, o medo e o desejo de beber. Mas nunca abandonou a esperança de que um dia encontrassem uma cura para o alcoolismo. Em 2000, ele ouviu falar de um remédio que poderia salvá-lo Dois anos depois, se fez de cobaia e curou o seu vício. Desde então Dr. Oliver é comupletamente indiferente ao álcool. Este é o emocionante relato de sua luta e de sua vitória.

    ... leia um trecho do livro -

    Livrar-se do vício do álcool é um desafio para milhões de pessoas em todo o mundo. Para um homem em particular, o médico francês Oliver Ameisen, a busca para vencer essa dura batalha foi vencida com uma descoberta : a de que a doença pode ser combatida e tratada com um medicamendo que já existe há mais de 40 anos no mercado: o Bacoflen, comercializado também como medicamento especial para o cerebro. Sim, um remédio receitado como relaxante muscular pode ajudar as pessoas a deixarem de ser alcoólatras e voltar a beber socialmente, segundo o dr Ameisen.
    Sua própria experiência com o vício e sua luta para convencer médicos e dependentes a optar pelo medicamento fez o doutor Amesen tomar uma decisão difícil: a de escrever um livro e expor sua vivência.

    Eu comecei a tomar o remédio Bacoflen que permite o uso controlado do álcool, tornando assim o consumidor um bebedor social como qualquer outro

    Como ele chegou a essa descoberta?

    O caminho foi longo e doloroso. Logo no começo do livro, o Dr. Ameisen descreve o momento em que ele decidiu enfrentar o vício pra valer. A cena, que aconteceu no ano 2000, ficou gravada na sua memória: ele estava em um táxi em Nova York com o sangue escorrendo na testa, sem sequer se lembrar do que havia acontecido: uma queda no meio-fio e um corte profundo que o levaram ao pronto-socorro. Mas como um cardiologista famoso na França e instalado há mais de 20 anos em Nova York como professor associado de medicina e cardiologia no New York Presbyterian Hospital, bem sucedido profissionalmente e financeiramente estava sendo derrotado pelo álcool? " Tinha cerca de 30 anos e era convidado a várias saídas com amigos. Não me sentia à vontade, era muito tímido e tinha dificuldade de fazer contato com as pessoas. Mas, assim que eu tomava um copo de uísque, aliás eu detestava o gosto, eu me liberava, fazia amizades... o álcool me ajudou muito", conta. "O problema foi que, aos poucos, eu não precisava mais de um copo para controlar meu mal estar. Precisava de dois, depois três, cinco. Pouco a pouco eu me tornei dependente. Quando eu tentei parar, percebi que não podia mais ... já não era mais socialmente ."

    ¤ Temos o livro na livraria conveniada.
    'O FIM DO MEU VICIO"
    Dr. Olivier Ameisen
    Páginas: 240
    Quanto custa: de R$ 48,00 por R$ 35,00.

    * Temos o medicamento na Farmacia de Manipulação conveniada PHAFARCUS:
    ***Liberado pela ANVISA
    ***Não necessita de receita medica

    BACLOFENO 10mg com 20 compridos para venda: R$ 25,00

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu artigo. Parabéns! Se puder deixar com que eu complemente um pouco... http://blog.viversemdroga.com.br/clinica-de-alcoolismo-entenda-como-funciona-o-tratamento/

    ResponderExcluir
  14. Há muito tempo tempo meu irmão vem dando trabalho para todos, em qualquer lugar que o aceite. Veio morar com minha mãe que é idosa (82 anos), inicio de alzhaimer, várias enfermidades e contudo, cuida do meu irmão de 56 anos. Ele é muito stressado e se não tiver uma cahaça de vez em quando fica muito irritado. Normalmente implica com alguma pessoa. Dessa vez foi comigo; tudo o que acontece fala que eu que o deixo nervoso; às vezes nem estou por perto na hora. A filha dele quase nao o visita, por medo. Eu que levo minha mãe ao médico, igreja, mercado e onde ela precisar; só que ultimamente está ficando grave a implicancia dele comigo e vira e mexe minha esconde as facas. Mas ela dificilmente se lembra dessas ocorrencias e fica dificil ficar por perto, pq ele apesar de tudo é inteligente, sabe afastar as pessoas que nao concordam com ele. Pior que ele não consegue nem limpar uma casa direito, vive com dor na coluna,nas pernas e se recusa a ir ao medico. Tem mais de um mes que não vou, mas lgo pra minha mae todos os dias, e continuo levando onde precisar, só não entro lá mais. Minha irmã mais nova está indo lá quase todos os dias e por enquanto ele ainda não aprontou; deixei bem claro que se aprontasse eu estando longe iria processa-lo. Parece que funcionou. Fiz isso por minha mae que nao tem coragem de manda-lo embora. Eu fui a unica da familia que sempre o ajudou quando ele estava trabalhando fora, quando precisava de dinheiro me ligava e eu ajudava, até ele se equilibrar. Mas hoje, minhas irmas fala que eu estav errada em ajudar, deixasse ele se virar pra aprender; fico muito triste em saber que elas pensam assim e ele botando a culpa em mim dos ataques de nervos dele. Eu tenho que falar com ele sempre quando força minha mae a dar dinheiro pra comprar pinga, ela fica nervosa e ele stressado, um perigo pra ela. Não sei o que fazer, os medicos passam receitas com acompanhamento e eu não quero mais ir na casa da minha mae, pra evitar o pior. Ela fala que ainda aguenta, mas a gente ve que ela está muito fraca. E diz que ele nunca agrediu fisicamente, mas psicologicamente é fato. O que fazer?

    ResponderExcluir
  15. Estou chateado, pois minha companheira é alcoolatra. Não sei mais oque fazer ela chega a beber um dia inteiro, no momento não trabalha, mas ainda assim quando trabalhava bebia muito e gastava também. Estamos a 5 anos juntos e sem filhos, estou perdendo a paciência. Eu a amava mas agora nem sei mais, as vezes sinto pena sei lá.

    ResponderExcluir

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...