25 de julho de 2012

POLICIAIS LIBERTAM JOVEM SEQUESTRADO HÁ 37 DIAS E PRENDEM QUADRILHA

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio da Divisão Especializada de Investigações e Combate ao Crime Organizado (Deicor), apresentou na tarde desta terça-feira (24) detalhes da operação que resultou na libertação do jovem Porcino Segundo, 19 anos, que estava sequestrado há 37 dias. Dois cativeiros foram ‘estourados’, quatro sequestradores foram presos e um morreu no confronto com os policiais. A vítima já está sob os cuidados de familiares, em Natal.

Coletiva .. cópia

A delegada Sheila Freitas, que coordenou os trabalhos da Deicor, disse que a quadrilha composta por uma mulher e quatro homens, todos cearenses, ameaçaram várias vezes matar o rapaz, conhecido como “Popó”. “Os sequestradores fizeram o primeiro contato com a família da vítima quinze dias depois. Apesar de os bandidos dizerem que a polícia deveria ficar longe do caso, a polícia começou as investigações e em nenhum momento participou de qualquer tipo de negociação que teria sido mantido entre os parentes de Popó e os criminosos. Não foi pago nenhum resgate. A parceria do trabalho policial com o Poder Judiciário foi fundamental para o resultado positivo. Se não fosse a juíza Valentina Damasceno, de Ceará-Mirim, nosso trabalho teria sido muito prejudicado”.

Coletiva

Sheila Freitas afirmou que, desde que foram informados sobre o desaparecimento de Popó, dia 16 de junho em Ceará-Mirim, ela e seus policiais tinham consciência que o mais importante era libertar o rapaz, mesmo que não fosse preso nenhum marginal. A delegada acredita que, pelo menos, dez pessoas participaram do esquema criminoso e alertou que as investigações continuam. Uma casa em Parnamirim e outra na praia de Pitangui – de onde Popó foi libertado – foram usadas como cativeiro.

Coletiva cópia

Sheila Freitas ainda confirmou que os marginais acompanhavam o noticiário sobre o sequestro pela imprensa, principalmente pelos blogs. “No começo, houve uma movimentação maior da imprensa, mas com o passar do tempo somente alguns blogs ficaram divulgando, o que prejudicou nosso trabalho, pois os bandidos ficaram mais agressivos e a cada notícia publicada eles ameaçavam mais a vítima, dizendo que iriam matá-la”.

Os cinco acusados foram localizados hoje. São eles: José Orlando Evangelista Silva, 42 anos, preso no conjunto Pitimbu, zona Sul de Natal; Paulo Victor Lopes Monteiro, 25 anos; sua mulher Bruna Pinho Landim, 22 anos; Anderson de Souza Nascimento e um homem conhecido como ‘Cabeça’, extraoficialmente identificado como José Erisvan, que morreu ao trocar tiros com os policiais, na casa em Pitangui.

Paulo Victor Lopes Monteiro é filho de um coronel da reserva da Polícia Militar do Ceará. Anderson Nascimento foi atingido em um braço e um pé, sendo socorrido para o Hospital do Santa Catarina, de onde foi transferido, no começo da noite, para o Hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...