
Durante a entrevista, Alvamar afirmou que o órgão fechará todas as empresas de tecelagem, estamparia e tinturaria de Jardim de Piranhas que não se adequaram às normas ambientais, e explicou a nova série de ações que será executada na região para combater a poluição do rio Piranhas-Açu. Há dois anos o Ibama vem orientando as empresas sobre a necessidade de licenciamento ambiental e controle dos efluentes lançados nos córregos e rios.
A operação teve início no final do ano de 2009 e autuou / embargou várias empresas de tecelagem, principalmente no município de Jardim de Piranhas. Matadouros e lixões de municípios como Jardim do Seridó, Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando, S. Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Jucurutu, Cruzeta, Parelhas e outros também foram autuados / interditados nesse período.
Neste ano de 2010, novos municípios que não tiveram seus matadouros e lixões fiscalizados à época e apresentam irregularidades no seu funcionamento foram autuados. Caso de Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Acari, São Vicente, Florânia e Santana do Seridó.
A maioria dos municípios autuados já firmaram um TAC (Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta), juntamente com o IBAMA e o Ministério Público Federal e estão sendo devidamente fiscalizados quanto ao cumprimento do que foi acordado.
Em caso do não cumprimento do que foi acordado novas autuações e interdições serão realizadas pelos Agentes do IBAMA.

Nenhum comentário:
Postar um comentário