29 de julho de 2009

SUPERINTENDÊNCIA DO INCRA/RN DESAPROPRIA FAZENDA

A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra/RN) realiza imissão de posse nas fazendas Água Branca I e II e Olho D’ água, no município de Carnaubais (RN). A solenidade ocorrerá amanhã (30), às 10h, na sede da fazenda Água Branca I, contado com as presenças do superintendente regional do Incra, Paulo Sidney Gomes, da procuradora Viviane Dutervil, do prefeito de Carnaubais, Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, de representantes de movimentos sociais e organizações não governamentais ligados às causas agrárias, além de trabalhadores rurais sem terra e oficial de justiça.

Após processo de análise realizado por técnicos do Incra, o imóvel foi considerado improdutivo. Portanto, apresentaram condições adequadas para a criação de assentamentos da reforma agrária. O ato de “imitir a posse” torna oficial como propriedade da União (e, consequentemente, do Incra) o imóvel desapropriado, fazendo com que a área antes improdutiva dê lugar à criação do um Projeto de Assentamento (PA) da Reforma Agrária.

Nas áreas, conhecidas como antigo Complexo Fenix, o Incra está desapropriando amanhã cerca de 1.350 hectares, para assentamento de 100 famílias. Uma outra fazenda que compõe o imóvel, Arraial I e II, com um pouco mais de 475 hectares, aguarda decisão judicial para também se desapropriada, ainda este ano. As três fazendas juntas medem 1.792 hectares de área, que beneficiar, diretamente, 151 famílias no Programa de Reforma Agrária.

Recentemente o Incra imitiu-se na posse da fazenda Guajirú, em Ceará-Mirim. Uma área de 584 hectares, destinado ao assentamento de 31 famílias. Após a imissão de posse, o passo seguinte é de seleção das famílias que serão beneficiadas com a ação.

Contando com os imóveis de amanhã, esta será a quinta imissão de posse realizada pelo Incra/RN nos últimos meses. As primeiras foram feitas em Baixa do Meio (Caraúbas), Fazenda Nova (Porto do Mangue) e São Francisco (Elói de Souza). No total, o Incra desapropriou mais de 8.302 hectares para assentamento de cerca de 300 famílias.

Um comentário:

  1. gostaria de receber noticias de walter estanislau dos santos que trabalha ai no incra fone 86916440 -97464677 ou wandzakelly@hotmail.com

    ResponderExcluir

POLICIAL MILITAR FORNECEU ARMAS PARA ASSASSINATO DE ADVOGADA E CLIENTE NO RN

O policial militar detido durante a operação que prendeu oito suspeitos de envolvimento na morte da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos e d...