31 de março de 2009

PARELHAS VIVE DIA ‘D’ DE COMBATE À DENGUE




Combater a Dengue no Município. Esse foi o lema do Dia ‘D’ de Combate à Dengue que aconteceu no último sábado, 28 de Março, em Parelhas. O evento foi marcado por mobilizações simultâneas nos bairros da cidade com a presença do Prefeito, Secretários, agentes de saúde, enfermeiros, professores e alunos das escolas. Na ocasião houve distribuição de panfletos, exposição de faixas, apresentações teatrais e orientações através de carros de som.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Heráclito Mazilly Dantas de Medeiros, a ideia da mobilização partiu das escolas. “O tema já vem sendo trabalhado com os alunos há algum tempo e eles escolheram esse dia para mobilizar a população”, explicou.

As manifestações começaram às 7h30 do sábado (28) e aconteceram em vários bairros ao mesmo tempo. O Prefeito, Secretários, agentes de saúde e alunos foram distribuídos entre os pontos de mobilização. As apresentações teatrais aconteceram nas ruas dos bairros e envolveram o tema. Também foram distribuídas toucas para serem utilizadas como coberturas dos potes, possíveis focos do mosquito.

As ações contra o Aedes Aegypti no ano de 2009 acontecem constantemente no Município. A Prefeitura Municipal, através de parcerias entre as demais secretarias, cumpre um cronograma de atividades para mobilizar à população e combater o mosquito. Já foram realizadas blitz educativas de orientação a respeito da doença na Festa do Padroeiro, em Janeiro, e no período de Carnaval, em Fevereiro.

Outro importante trabalho realizado pela administração municipal é a maratona de palestras que ocorre em diversos locais da cidade desde o dia 31 de Janeiro do corrente ano. Segundo o palestrante e Coordenador Municipal de Endemias, Vinícius dos Santos Silva, o retorno é bastante significativo. “Nas escolas os alunos demonstram um grande interesse sobre o assunto. Alguns escrevem textos e poesias sobre a Dengue”, disse o coordenador, que já visitou além de escolas da zona urbana e rural, várias igrejas municipais.

Dentre os pontos discutidos nas apresentações, Vinícius cita maneiras de evitar a proliferação do mosquito, mostra pontos críticos no Município, além de alertar para os riscos que a doença pode causar no ser humano. “É importante que todos estejam bem informados sobre o mau que a Dengue pode causar. Sabendo disso é mais fácil conseguir o apoio da população na prevenção”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NO GOVERNO LULA, INVASÕES DE TERRA SOBEM 150% NO ‘ABRIL VERMELHO’

O número de invasões de terra subiu 150% no último mês quando comparado com o mesmo período do ano passado. O movimento, chamado pelos inv...