O Ministério Público Federal (MPF) obteve a prisão do ex-técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Severino Gomes Marinho, condenado por matar o agricultor Emanoel Gesian Barbosa, conhecido como “Neguinho”. O crime ocorreu durante uma operação de combate à caça ilegal de arribaçãs (aves semelhantes a pombos silvestres), em maio de 2009, na zona rural do município de Jandaíra (RN), a aproximadamente 120 quilômetros de Natal.
O então servidor se encontrava com uma arma de calibre 38 (sem autorização e sem a devida capacitação) e atirou na vítima enquanto ela fugia com os demais “caçadores”, logo após perceberem a presença dos fiscais do Ibama. Durante o Tribunal do Júri, realizado em março de 2022, ficou demonstrado que o grupo do qual fazia parte o agricultor, de apenas 20 anos de idade, não representava ameaça à equipe de fiscalização.
Severino Gomes foi condenado por homicídio simples e recebeu uma pena de nove anos e quinze dias de reclusão, em regime inicialmente fechado. A defesa recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), mas a sentença foi integralmente mantida e transitou em julgado, não restando mais opções de recurso. Diante disso, foi determinado o cumprimento da pena e efetuada a prisão, no último dia 11.

Nenhum comentário:
Postar um comentário