17 de fevereiro de 2019

BOA! EX-CARDEAL DOS EUA ACUSADO DE ABUSO DE MENORES É EXPULSO PELO VATICANO

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington, Theodore McCarrick, de 88 anos, após ser acusado de abusos sexuais a menores e seminaristas, informou neste sábado (16) a assessoria de imprensa da Santa Sé, através de um comunicado.





Esta é a primeira vez na história da Igreja Católica que um cardeal perde seu título por motivos de abusos sexuais. 





A decisão acontece depois da investigação sobre o caso ordenada pelo papa Francisco e poucos dias antes de o Vaticano realizar uma cúpula histórica contra os abusos a menores por parte de religiosos convocada para a próxima semana. 




Os grandes escândalos que foram revelados nos Estados Unidos, no Chile e na Alemanha mancharam a credibilidade da Igreja Católica. 




O papa Francisco, que quer aplicar sua promessa de "tolerância zero", prometeu nestes últimos meses que seria intransigente com a alta hierarquia eclesiástica.




O pontífice já tinha removido McCarrick do Colégio dos Cardeais e também ordenou que permanecesse afastado das suas funções e recluso até que acusações de abuso sexual contra ele fossem esclarecidas em um julgamento canônico. 




A Congregação para a Doutrina da Fé considera McCarrick culpado pelo abusos a menores e adultos com o agravante de abusos de poder e por isso impôs a pena de redução ao estado laical, diz o comunicado oficial. 




"O Santo Padre reconheceu a natureza definitiva, em conformidade com a lei, desta decisão, que torna o caso resolvido, isto é, não sujeito a uma nova apelação", acrescenta. 




A redução ao estado laical prevê que os sacramentos não podem ser administrados, vestir-se como um sacerdote e qualquer tipo de salário é suspenso. 



Com sua exclusão oficial da Igreja, o homem, recluso atualmente no estado do Kansas, nos Estados Unidos, simplesmente se torna Theodore McCarrick. 




McCarrick, arcebispo de Washington de 2000 a 2006, foi acusado de abusar sexualmente de menores e de se comportar mal com jovens sacerdotes. Ele foi ordenado cardeal por João Paulo II e participou do conclave de abril de 2005 onde foi eleito o papa Bento XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...