27 de março de 2016

VIOLÊNCIA POLICIAL EM FAVELAS DO PIAUÍ INSPIRA FILME SELECIONADO A CANNES

Inspirado na história de Preto Kedé e da música 'Ira', que fala sobre uso da violência policial na periferia de Teresina, o documentário 'Deixa a Chuva Cair' foi selecionado para o Festival de Cannes, que acontece em maio na França. A versão curta do filme conta como os meninos da Irmandade se juntaram através do rap para enfrentar o conflito de grupos rivais, e assim abordar outros temas mais universais, como racismo e contato com as drogas.
 
 
Bastidores de gravação do documentário Deixa Chuva Cair (Foto: Framme Produções)
 
 
O diretor Juscelino Ribeiro conta que a ideia do filme surgiu junto com o edital Jovem.Doc, que selecionou dez projetos de documentários com 26 minutos sobre a relação dos jovens com o espaço público. Na época, os rappers Kedé e o Lu foram detidos por desacato ao gravarem um clipe denunciando uso da força policial para quem vive na favela e o caso ganhou repercussão na mídia.
 
Apesar do roteiro feito e de conhecer o trabalho da Irmandade, Juscelino Ribeiro revelou ter descoberto a comunidade melhor durante as gravações e destacou a mobilização dos próprios moradores para produção do filme. As filmagens duraram duas semanas, mas o tempo foi o suficiente para a rotina na periferia.
 
Mesmo o projeto inicial sendo para um curta-metragem, o trabalho na comunidade deu tão certo, que a Framme Produções decidiu fazer uma versão longa do documentário, que deve ficar pronta no segundo semestre de 2016.

Segundo Juscelino Ribeiro, a nova versão vai debater outros temas que não couberam no curta, como por exemplo, depoimento de mães que tiveram os filhos envolvidos com o conflito de gangues e drogas.
 
 
Rapper Preto Kedé é o personagem principal de documentário (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

Negro, tatuado e cantor de rap. Todos os esteriótipos, que segundo Cledeilson Barreto de Araújo, 27 anos, mais conhecido como Preto Kedé, são motivos de preconceitos, mas também fonte de inspiração para letras oprimidas, que falam de exclusão para quem vive na periferia.
 
A história do documentário 'Deixa Chuva Cair' é baseado na história do rapper, que desde criança gostou de desenvolver projetos sociais e através da música decidiu mudar a realidade da comunidade onde mora. Ao cantar liberdade e reivindicar os problemas sociais, Kedé conquistou o reconhecido do seu público e vem transformando a vida de jovens na periferia de Teresina.
 
Fonte: G1/PI.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...