10 de setembro de 2015

PARLAMENTARES REAGEM NEGATIVAMENTE À PERDA DO GRAU DE INVESTIMENTO

A perda do grau de investimento na classificação da agência de avaliação de risco Standard and Poor's repercutiu negativamente no Congresso. A nota do país foi rebaixada de "BBB-" para "BB+", com perspectiva negativa. A Standard and Poor's é a primeira entre as principais agências a tirar do país o selo de bom pagador.

Aécio Neves, senador (MG), presidente nacional do PSDB
"O Brasil perdeu hoje o grau de investimento fruto de erros sucessivos de política econômica dos últimos seis anos, agravados pelo desvio de recursos públicos e aparelhamento político das estatais. O cenário é ainda mais grave porque estamos em um governo no qual a presidente terceirizou a sua política econômica. Um governo que não tem hoje uma base política com força para aprovar reformas estruturais e um governo que não tem sequer um plano de governo. Infelizmente, a perda do grau de investimento do Brasil e a perspectiva de revisão negativa nos próximos doze meses mostram que o governo da presidente Dilma acabou."

André Figueiredo (PDT-CE), líder do PDT na Câmara
"A perda do grau de investimento é irrelevante para nós. É uma tentativa do mercado de intimidar o governo. Cada vez mais ficamos reféns do ministro Joaquim Levy e do sistema neoliberal. Esse rebaixamento é uma prova de que Levy não representa segurança ao mercado. Fica claro que ele não foi capaz de acalmar os investidores."

Arthur Maia (SD-BA), líder do Solidariedade na Câmara
"Essa perda do grau de investimento vai ter consequências muito severas para o cidadão brasileiro. Vai resultar em aumento da taxa de juros, o que vai prejudicar as famílias que já estão endividadas. E tudo isso poderia ter sido evitado se a presidente Dilma tivesse adotado, antes e logo depois da eleição, medidas de contenção de gastos."

Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara
"A presidente Dilma simplesmente ignorou todos os alertas que foram feitos há tempos pela oposição e por especialistas sobre o agravamento da crise. Posou de arrogante e preferiu buscar culpados para a crise, em vez de apresentar soluções. A perda do grau de investimento coroa o fracasso deste governo que não tem uma política econômica, não tem rumo e não tem mais jeito."

Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado
"Tragédia anunciada."

Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado
"Não podemos entender agência de risco como se fosse a última palavra da economia. Elas falham também. [...] Agora, claro, uma agência dessas, independente dos erros, é usada como referência. Ninguém pode ignorar. É um alerta que vai levar o governo a tomar medidas que presidenta Dilma e ministros já estão trabalhando."

Eunicio Oliveira (CE), líder do PMDB no Senado
"A notícia é ruim. O Congresso não faltou com o Brasil e nem com o governo. Tudo que o governo mandou de ajuste fiscal nós votamos. A culpa é da crise, é da realidade atual."

José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara
"Não é o rebaixamento de uma agência do fim do mundo que vai diminuir o ânimo do governo em buscar soluções para equacionar os problemas da economia brasileira. É claro que quem está na tese do quanto pior, pior, vê uma notícia assim e passa a comemorar."

José Serra, senador (PSDB-SP)
"Do ponto de vista político, é um golpe para o governo Dilma. E encarece muito o dinheiro para empresas brasileiras."

Leonardo Picciani (PMDB-RJ), líder do PMDB na Câmara
"É um fato grave que o país temia. Isso demonstra a necessidade de o governo dar um sinal claro de austeridade, com mais corte de gastos, redução de ministérios e adoção de medidas para tornar a máquina pública mais barata e eficiente."

Mendonça Filho (DEM-PE), líder do DEM na Câmara
"Temos que caracterizar isso como uma sentença da ingovernabilidade absoluta e incapacidade da presidente Dilma de comandar o destino do Brasil. Um governo que vai completar um ano de reeleito foi incapaz de apresentar uma agenda com um mínimo de credibilidade que pudesse minimizar a crise. Assistimos o governo desmanchar."

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado
"Só a retomada do crescimento vai tirar o país desta situação."

Ronaldo Caiado, líder do DEM no Senado
"É o atestado internacional da falência do atual governo."

Walter Pinheiro, senador (PT-BA)
“.A perda do grau de investimento é muito ruim [...]. Precisamos mudar de atitude. A crise me assusta menos do que a falta de iniciativa. A crise me provoca menos temor do que atitudes tomadas em relação ao enfrentamento da crise."

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...