9 de julho de 2015

GOVERNADOR PRESTIGIA SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO DE 181 ANOS DA POLÍCIA MILITAR E 129 ANOS DA BANDA DE MÚSICA DA PM

O governador Robinson Faria participou na noite desta quarta-feira (8) da solenidade de 181 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e de 129 anos da Banda de Música da PM, realizada no Teatro Alberto Maranhão. O evento teve a presença da cúpula da segurança pública do estado, do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Dantas, de autoridades da Marinha, Exército e Aeronáutica, do vice-governador Fábio Dantas, do deputado estadual Fernando Mineiro, secretários de estado e autoridades civis.

08 07 2015 Entrega de medalhas  fot Vivian Galvão  (1)

O chefe do Executivo Estadual discursou sobre o trabalho da polícia no Rio Grande do Norte e lembrou os avanços já alcançados em apenas seis meses de gestão como a maior promoção da história, de 1.353 militares estaduais entre maio e junho deste ano; o incremento de 300 policiais no trabalho diário das ruas, na capital e interior; ampliação de recursos para o pagamento das diárias operacionais; convocação de 800 policiais cedidos a outros órgãos; investimento em torno de R$ 7 milhões/ano para renovação do contrato dos alugueis de 200 veículos e criação da Câmara Técnica de Mapeamento do Crimes Violentos Letais Intencionais.

Robinson Faria falou também sobre as perspectivas para a Polícia Militar até o final deste ano que compreendem a atualização do Estatuto e do Código de Ética da PM, além da mudança na Lei de Organização Básica (LOB). “Nós temos que reconhecer o empenho e a dedicação desses profissionais que saem todos os dias de casa para manter a paz e garantir a ordem para os nossos cidadãos. É por isso que continuamos o investimento em uma área primordial para o nosso estado, esse é o reconhecimento da nossa gestão ao trabalho da nossa PM”, disse, lembrando que os investimentos resultaram, por exemplo, na redução de homicídios no estado de quase 15% nos seis primeiros meses de 2015, quando a Organização das Nações Unidas preconiza redução de 5% ao ano.

 08 07 2015 Entrega de medalhas  fot Vivian Galvão  (5)

Solenidade

A celebração dos aniversários foi iniciada pela Banda de Música da Polícia Militar, fundada em 16 de junho de 1886, com a execução da valsa “Royal Cinema”, tocada na BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial, e escrita pelo autodidata Tonheca Dantas, de Carnaúba dos Dantas, que já foi maestro da banda. Em seguida, o conjunto executou composições instrumentais de músicos como Frank Sinatra e Zé Ramalho e clássicos da música popular brasileira.

Na solenidade, o comandante Geral da Polícia Militar fez apresentação narrando um pouco da criação da PM no Rio Grande do Norte, um resgate histórico que compilou a apresentação de documentos raros coletados com as famílias dos policiais.

A cerimônia teve ainda a entrega das medalhas do Mérito Policial Luiz Gonzaga, do Mérito de Polícia Judiciária Militar Estadual, Mérito Acadêmico coronel Milton Freire de Andrade e medalha Policial Militar 30 anos, em reconhecimento às personalidades que contribuíram com o crescimento da instituição. Na ocasião, o governador foi agraciado com o Mérito da Polícia Judiciária Militar estadual.

Receberam a medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga o vice-governador Fábio Dantas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente de Tribunal de Contas do Estado, Carlos Thompson, a secretária chefe do Gabinete Civil do governo, Tatiane Mendes Cunha, o consultor Geral do Estado, Eduardo Nobre, o Procurador-Geral do Estado, Francisco Wilkie, o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Edilson França, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, o deputado estadual Fernando Mineiro e o procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos.

História da PM

O "Corpo Policial da Província" foi criado pela Resolução de 27 de junho de 1834, após o envio pelo Presidente Basílio Quaresma Torreão ao Conselho Geral da Província de um projeto para a criação de um "Corpo de Cavaleiros", com a missão de defender a Província onde houvesse necessidade.

Na data de criação, o Corpo Policial da Província contava apenas com 40 praças e teve como primeiro Comandante designado o Tenente Ajudante Manoel Ferreira Nobre, assumindo o cargo naquela data histórica.

Desde então, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, denominação dada apenas no ano de 1947, realizou com afinco a defesa de todo território potiguar, com participações, inclusive, em eventos da história nacional como as guerras do Paraguai e de Canudos, o combate à Coluna Prestes, expulsão do bando de Lampião de Mossoró, em 1927, e na Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932.

Com o lema "Vigilantis Semper", a PMRN vem garantindo todos os dias a segurança dos cidadãos norte-rio-grandenses nos 167 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...