30 de janeiro de 2015

GOVERNO ANUNCIA MEDIDAS EMERGENCIAIS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA

Com algumas cidades já em colapso pela falta de chuvas numa das estiagens que mais tem castigado o Estado nos últimos anos e outras cidades em situação de alerta, especialmente no Alto Oeste e no Seridó, o governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta sexta-feira, 30, com gestores e equipe técnica da Caern, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e Instituto de Defesa de Inspeção Agropecurária do RN (Idiarn) para apresentação de um Plano Emergencial de Enfrentamento à Seca, com medidas tanto em caráter emergencial, quanto de médio e longo prazos. “As medidas emergenciais dizem respeito à instalação de poços. Existem em todo o Estado 1.700 poços perfurados que ainda não entraram em funcionamento e vamos providenciar o mais rápido possível a instalação e equipagem desses poços. Manteremos também os convênios com carros-pipa e vamos concluir a Adutora do Alto Oeste”, pontuou o governador.

30.01 Reunião para apresentar plano emergencial de combate à seca - Foto Demis Roussos2

Na ocasião, ele também anunciou que o Governo do Estado não destinará recursos para festas de carnaval, tendo em vista a gravidade da situação de estiagem. “Daremos prioridade ao enfrentamento da seca nos municípios”, enfatizou. O Governo também fará uma campanha educativa de uso consciente da água, mas com foco nas áreas onde existe água: Natal e Grande Natal.

30.01 Reunião para apresentar plano emergencial de combate à seca - Foto Demis Roussos

Estão em colapso as seguintes cidades: Antonio Martins, João Dias, Luís Gomes, Paraná, São Francisco do Oeste, São Miguel e Tenente Ananias (Regional de Pau dos Ferros) e Carnaúba dos Dantas (Regional de Caicó). Além delas, outras três cidades estão com abastecimento da Caern em caráter de rodízio de 24/48 horas, são elas: Acari, Caicó e Currais Novos. De acordo com o secretário da Semarh, Mairton França, a Adutora do Alto Oeste já poderá entrar em funcionamento parcialmente, até que sejam concluídos os 7% restantes de sua obra.

As medidas de médio e longo prazo dizem respeito a buscar recursos junto aos Ministérios das Cidades e da Integração. Para isso, todos os órgãos envolvidos já estão com diagnósticos prontos sobre a situação da seca no Rio Grande do Norte para que sejam apresentados junto ao Governo Federal.

Um comentário:

  1. Vejo que Ouro Branco não figura nessa relação,e para isso temos duas explicações! Primeiro:Ouro Branco não consta no mapa do RN! Segundo:A ausência na lista só confirma o que toda criança sabe,aqui não existe falta de água! Aqui só falta interesse por parte da caern,que sabe que não tem quem brigue pelos direitos dos consumidores.Nós não temos prefeito;isso que tem aí só se interessa em colocar o dinheiro da viúva no bolso e maquiar as obras que o ex prefeito deixou inacabadas.Então amigo,é isso aí,se o governador quiser resolver o problema pelo menos aqui é muito fácil,é só mandar abrir poços no leito do açude esguichos,e fazer uma pequena adutora de engate rápido para jogar água na estação de tratamento que não fica tão distante assim.Agora,tem tbm que colocar funcionário que tenha compromisso com a empresa e queira trabalhar realmente.Enquanto não acabar com esse apadrinhamento político,a nossa caern corre um sério risco de se transformar numa petrobrás estadual!

    ResponderExcluir

MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR MOTO COM CAMINHÃO NO SERIDÓ POTIGUAR

O seridoense, Manoel Dantas de Maria, “Nego de Zé Pequeno”, morreu após colidir sua motocicleta com um caminhão nesta terça-feira, (16), na ...