29 de agosto de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO REÚNE PREFEITOS DO SERIDÓ PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE SANEAMENTO

untitledO Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOPMA) juntamente com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) e Promotorias de Justiça da Comarca de Caicó e região realizam na próxima sexta-feira, dia 30/08/2013, às 9h, na sede das Promotorias de Justiça, na Rua Otávio Lamartine, Centro, reunião com os Prefeitos dos Municípios do Seridó, com vistas à elaboração dos planos municipais de saneamento básico.


Com o advento da lei das diretrizes nacionais para o saneamento (Lei n° 11.445/2007), regulamentada pelo Decreto n° 7.217/2010, ficou estabelecido que todos os municípios brasileiros devem elaborar seus planos de saneamento básico, e o Ministério Público Estadual, nesse sentido, atua como um facilitador.

A reunião com os Prefeitos irá reforçar sobre a importância do saneamento básico e seu planejamento; os aspectos legais; bem como a proposta de elaboração dos planos municipais de saneamento. A iniciativa busca apoiar os agentes municipais na elaboração desses planos, que deverão contemplar os quatro segmentos do saneamento básico: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e tratamento adequado de resíduos sólidos; além da drenagem de águas pluviais.

É importante lembrar que a Lei nº 11.445/2007 estabeleceu que o município é o titular desses serviços e a existência dos planos de saneamento serão indispensáveis para a efetivação dos futuros contratos de concessão ou de programa, bem como para a liberação de recursos federais já a partir de 2014, conforme o decreto regulamentador (Decreto n° 7.217/2010).

A articulação que o Ministério Público inicia esta semana começando pela região do Seridó será também estendida às demais regiões do Estado.

Um comentário:

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...