4 de abril de 2013

POLÍCIA VAI INDICIAR SUPOSTO AGRESSOR E MOTORISTA POR QUEDA DE ÔNIBUS NO RIO

O delegado que investiga a queda do ônibus da linha 328 (Bananal/Castelo) do Viaduto Brigadeiro Trompowski, perto da Ilha do Governador, no Rio, ocorrida na terça-feira (2), disse na tarde desta quarta (3) que vai indiciar por homicídio doloso e tentativa de homicídio o motorista e um jovem que o teria agredido, segundo testemunhas. José Pedro da Costa Silva, da 21ª DP (Bonsucesso), responsável pela investigação, informou que vai pedir a prisão preventiva dos dois e que não tem dúvidas de que a briga entre eles foi o motivo do acidente que deixou sete mortos e mais de 10 feridos.

Queda do ônibus (Foto: Editoria de Arte/G1)

O delegado acompanhou duas testemunhas, o técnico de informática Nelson Martins e o cozinheiro identificado apenas como Marcelo, que reconheceram, no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul, Rodrigo Santos Freire, de 25 anos, o suposto agressor de André Luiz da Silva Oliveira, de 33 anos, motorista do ônibus. Os sobreviventes desceram do ônibus momentos antes do acidente, quando a discussão já havia começado.

Segundo relatos, o suposto agressor, que seria estudante de engenharia da UFRJ e morador da Cacuia, na Ilha, teria dado um chute no rosto e causado desmaio no motorista após uma discussão, iniciada porque o passageiro não conseguiu descer no ponto que desejava, estando atrasado para a aula. Rodrigo está internado com fratura na mandíbula e no quadril, e perdeu parte dos dentes. O motorista está internado no Hospital Getúlio Vargas, aguarda uma cirurgia no fêmur.

Segundo o delegado, os dois apresentam perda de memória. "Da mesma forma que o motorista, [Rodrigo] não se recorda do que aconteceu, está em estado de choque. Ele não tem a lembrança de ter entrado no ônibus. Eu tenho depoimento de testemunhas que apontam ele como sendo o autor da agressão, por fotografia e por reconhecimento pessoal. As testemunhas o reconheceram sem sombra de dúvida. Eles serão indiciados por homícidio doloso, esse é o primeiro passo. Hoje [quarta] ou [amanhã] entrarei com uma representação pedindo a prisão preventiva dos dois, já que foram os causadores do acidente", explicou José Pedro.

O motorista, segundo o delegado, também tem culpa por não ter parado no ponto, ter estimulado a briga verbalmente e não ter chamado a polícia quando começou a confusão, assumindo o risco do acidente.

Rodrigo, com uma fratura na mandíbula, não falou muito, segundo José Pedro. "Ele tem conhecimento do que aconteceu porque tem uma televisão no quarto, mas não assume a culpa pelo acidente." Ainda segundo o delegado, o susposto agressor tinha uma anotação na polícia, de 2012, devido a uma briga com vizinhos.

O delegado afirmou ainda que há informações de que o motorista estava em alta velocidade. No entanto, ele ainda espera o resultado da perícia no tacógrafo, que já está com a polícia. O cartão de memória da câmera interna do ônibus foi destruído e não será possível recuperar as imagens, segundo o delegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...