19 de fevereiro de 2011

EXCLUSIVO! LOCAL DE ACIDENTE QUE VITIMOU MINEIRO EM EQUADOR ERA ÁREA INVADIDA

O “Blog Barra Pesada” esteve na cidade de Equador no final da tarde desta sexta-feira, (18) e com exclusividade fez imagens do local do acidente em que vitimou na manhã desta quinta-feira, (17) o mineiro Alcides Alves de Souza Filho, de 28 anos de idade, que teve seu corpo sepultado no cemitério público local nesta sexta-feira.


Conforme mostramos nas fotos aqui postadas, o local não oferecia nenhuma segurança, o que foi decisivo para que o mineiro perdesse precocemente sua vida, além do fato de que a área onde estava sendo feita a extração do caulim era invadido pelos mineiros, o que mostra a fragilidade na fiscalização e a omissão pelos órgãos competentes.





Conforme informações do Sr. Manoel, gerente da fazenda, por várias vezes o mesmo teve de acionar a PM local para retirar os invasores do local, mas sempre os mesmos voltavam, ignorando os perigos. “Eu vinha pedir pra eles não tirarem mais caulim aqui, mas eles teimavam. Um dia um deles até disse que ai vender a casa e comprar uma espingarda 12, dizendo que se tirassem eles da mina, que ai morrer muita gente”. Relatou o gerente da fazenda.




Um fato que chama a atenção é o de que a vítima era sobrinho do presidente da cooperativa dos mineiros de Equador, Sr. Clementino, que parece só existir no papel, já que mesmo tendo suas áreas para exploração, os mineiros da cidade trabalham de forma totalmente irregular em áreas invadidas, sem nenhuma segurança ou fiscalização.


Outro fato que chama muito a atenção nesse caso foi um B.O (Boletim de Ocorrência) que foi confeccionado na delegacia local pelo tesoureiro da cooperativa, o Sr. Robeilson, quase que na mesma hora do acidente com o mineiro Alcides, tendo como teor principal a preocupação do depoente em tirar qualquer responsabilidade da cooperativa no fato, dizendo que a cooperativa não tinha nenhum conhecimento da extração do minério no referido local. Muita coincidência!





O caulim que estava sendo extraído de forma clandestina pela vítima e seus companheiros de trabalho era vendido para a empresa Caulim Potiguar, de propriedade do Sr. José Edivaldo da Silva, isso sem nenhuma fiscalização ou documentação que pudesse mostrar a legalidade e procedência do produto.

A Policial de Equador já tentou de várias formas organizar e coibir os abusos, mas falta o apoio das autoridades competentes na fiscalização da extração do minério. O Sgtº Almeida deverá começar a ouvir em inquérito policial todos os envolvidos e testemunhas do caso ainda neste sábado. Aguardem mais notícias sobre o caso.

8 comentários:

  1. OLHA PAULINHO, ESSE PRESIDENTE DO SINDICATO DOS MINERADORES DE EQUADOR SÓ TEM CONVERSA, JÁ FAZEM MAIS DE 5 ANOS QUE ELE PRESIDE A COOPERATIVA E NÃO FAZ NADA PELOS GARIMPEIROS, INCLUSIVE PARECE QUE O EX PREFEITO ZENON FEZ UMA DOAÇÃO DE UM TERRENO PARA ELES COLOCAREM UM DECANTAMENTO E ATÉ HOJE TÁ LÁ PARADO. SE ELES TIVESSEM COLOCADO EU ACHO QUE MUITOS GARIMPEIROS ESTARIAM DE BEM COM A VIDA, UMA VEZ QUE O PROJETO DESSE DECANTAMENTO É DE R$1.200.000,00 E JÁ FOI APROVADO PELO DNPM. TRABALHE PRESIDENTE!

    ResponderExcluir
  2. Veja bem Paulinho,o DNPM já autorizou as áreas de extração de caulim para os garimpeiros,porém se tem notícia que o presidente Clemente está locando essas áreas para algumas mineradoras de Equador.

    ResponderExcluir
  3. francisco de assis:garimpeiro e estudante21 de fevereiro de 2011 às 11:43

    paulinho é lamentável que jovens tenham suas vidas tirada de forma trágica nessas atividades mau remuneradas,clandestina e sem pesperctivas de melhoria..o sindicato ou coperativa como eles chamam só servem para fazer denuncia vazias de quem trabalha corretamente,fazer reunião longas e cansativas que nunca resulta em nada e fazer promessas. na verdade a cooperativa é composta por um grupo de aproveitores, que nada entendem de mineração,não tem coragem de trabalhar, não são de confiança e vvivem querendo levar vantagem com a desgraça dos outros...as unicas pessoas da cooperativa que entendem um pouco de mineração, são ex-empresários falidos por imconpetencia e que procuram de toda forma se levantar explorando os outros

    ResponderExcluir
  4. É inaceitável ainda acontecer esse tipo de acidente com os garimpeiros de Equador, muitos anos se passaram e essa situação continua a mesma.Pergunto as autoridades competentes quem tem responsábilidade por essas mortes?
    Acredito que o Ministério Público sabe responder essa pergunta,não esquecendo de citar o Idema,Ibama,DNPM onde estão que não realizam a devida fiscalização a essas jazidas.Quantos ainda irão morrer para que tomem providências?
    Acorda garimpeiros procurem o Ministério Público.

    ResponderExcluir
  5. É REALMENTE LAMENTÁVEL ESSA SITUAÇÃO E SEM FALAR QUE ATE MENOR DE IDADE TAMBEM TRABRALHA CADE AS AUTORIDADES QUE NÃO VEEM ISSO OS CONSELHOS QUE E PRA ACONPANHAM E VEEM ESSAS COISAS.TEM UM MENINO TRABALHANDO MAIS O PADRASTRO DE APENAS 16 ANOS DE IDADE QUE DEVERIA ESTAR ESTUDANDO,CADE A MAE DESSE JOVEM ESSA EXPLORADORA.E UM ABSURDO...

    ResponderExcluir
  6. EU ACREDITO SE CLEMENTE E ROBEILSON FOSSEM A ESSES ÓRGÃO A SITUAÇÃO NÃO ESTARIA DESSE JEITO NÃO, E PAULO AUGUSTO COM SEU PRESTÍGIO POLÍTICO EM BRASÍLIA A COISA ESTARIA MUITO BOA PARA OS GARIMPEIROS.

    ResponderExcluir
  7. Pois é onde é que tá o conselho tutelar de equador que não proibe esses meninos de pras minas com esse padratro. Eu não sei que é que a secretaria de assistencia social da prefeitura tá fazendo junto com o conselho tutelar que não faz nada. Trabalhe secretária de assistencia( por sinal quem e?)

    ResponderExcluir
  8. paulinho, todo garimpeiro tira caulim para uma empresa, e toda vez que a uma morte, é feito um BO, e nesse BO diz quem é o responsável por esse garimpeiro, e por que a cooperativa e os orgãos competentes não tomam as providencias será que a cooperativa tem interesse de proteger essas empresas?

    ResponderExcluir

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...