16 de outubro de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO LANÇA CAMPANHA DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Lançada ontem, 15, a campanha educativa que orienta o idoso sobre empréstimo consignado. Idealizada pelo Ministério Público, a campanha esclarece aposentados e pensionistas sobre os riscos de endividamento e como não cair em golpes praticados por falsários que se passam por representantes de instituições financeiras.

Aposentados e pensionistas são as principais vítimas de estelionatários que conseguem tirar dos idosos a senha do banco, fazem com eles assinem contratos falsos, fecham empréstimos cujo dinheiro nunca entra na conta dos idosos. Outra modalidade de abuso nasce dentro da própria família. Parentes convencem o aposentado a assinar o empréstimo e usam para compra de bens para eles mesmos, sem que o idoso usufrua do bem.


Mesmo as instituições legalmente constituídas como bancos e financeiras incentivam o endividamento, conforme dados do próprio INSS. Os bancos ampliam artificialmente o crédito do aposentado ao conceder o cheque especial e, com isso, aumenta o endividamento do idoso. Por lei, só é permitido cometer 30% da renda com empréstimos.

A campanha, criada pelo Centro de Apoio às Promotorias do Idoso e Pessoa com Deficiência, vai distribuir 70 mil folders que serão encartados pelos maiores jornais do Rio Grande do Norte e anexados ao contracheque dos aposentados e pensionistas. São parceiros da iniciativa o INSS, Correios, Associação dos Membros do MPRN, Tribunal de Justiça do RN, IPERN e o Sindicato dos Jornais do RN.

Fonte: Ministério Público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...