10 de junho de 2010

OUVIDORIA DE POLICIA DA SESED REALIZA SEMINÁRIOS EM 10 CIDADES DA REGIÃO DO SERIDÓ SOBRE VIOLÊNCIA


O Projeto Educar Para Promover a Paz, está sendo desenvolvido em 10 Cidades (Caicó, Jardim de Piranhas,Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Cruzeta, Acari, Jardim do Seridó, Parelhas e Equador) da Diocese de Caicó, desde o mês de setembro de 2009, e tem com objetivo principal discutir o fenômeno da violência com a escola e a comunidade, mobilizando em busca de estratégias que venham contribuir para a diminuição deste problema.

Para concretizar este propósito, reuniões mobilizadoras e capacitações diversas foram realizadas. Em cada Cidade foi escolhido um bairro e três escolas na perspectiva de se realizar uma experiência piloto de construção de uma cultura de paz. Contatos diretos envolvendo reuniões e capacitações envolvendo cerca de 2.500 pessoas dos 10 bairros e das escolas. A última etapa, realizada nos bairros, no mês de maio, constou de 10 seminários em parceria com o CONEN (Conselho Estadual de Entorpecentes) realizados para mais de 300 pessoas, com o tema: Segurança Pública e Cidadania.

Nesta quinta-feira, dia 10 de junho, será iniciado mais uma etapa de mobilização e capacitação, desta feita com cerca de 500 educadores das 30 escolas nos 10 municípios, com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenadoria de primeiro grau e da Comissão Estadual da Paz, com o tema: Violência, Mediação de Conflitos e Cultura de Paz. A idéia é capacitar e envolver os educadores na busca de experiências e estratégias para diminuir as violências e construir relações positivas e pacificas, no âmbito do processo escolar e nas relações com toda a comunidade. Outro propósito é dinamizar os conselhos escolares, criar e instalar os grêmios estudantis para o exercício do protagonismo juvenil.

Esta iniciativa é uma parceria da Ouvidoria de Policia da SESED com a Diocese de Caicó, Cáritas Brasileira, Secretarias municipais, igrejas, enfim instituições públicas e sociais dos municípios selecionados.
As próximas atividades acontecerão no segundo semestre e, as principais, serão seminários para 100 pessoas que formarão um grupo de agentes de cidadania nos bairros escolhidos (trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco). Criação de conselho comunitário de Segurança, pesquisa para detectar a vulnerabilidade de famílias que têm adolescentes e jovens envolvidos em diligência e drogadição para apoio, ajuda e capacitação de lideranças em mediação de conflitos comunitários e familiares.



2 comentários:

  1. Muito bom e oportuno esse programa. Vai ser oportuno para Jardim do Seridó, onde facções da politíca dominante, usando de práticas ultrapassadas tentam reprisar a era Aluizio Alves, permeada de muito ódio contra seus opositores. Naquela época, reinava o rancor, a discórdia e o ciganismo. Isso é coisa que pertence ao passado. Não faz mais sentido desenterrar essa prática de fazer político. Isso se chama atraso

    ResponderExcluir
  2. Possa ser que agora, com o aparato policial na cidade, essa briga de cachorro pequeno do Governo Municipal se acabe, pois contra cassetete e cadeiã não há quem não se renda.

    ResponderExcluir

HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR SOBRINHA DE 6 NO INTERIOR DO RN É PRESO NO PE

Um homem de 29 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (08) na cidade de Vitória de Santo Antão /PE, suspeito de estuprar a sobrinha 6 an...