
No Seridó, o mutirão ocorrera no município de Parelhas, nesta segunda-feira (24), durante a realização do Dia da Agricultura Familiar, agendado para o Clube Acampar. No dia seguinte, a ação prosseguirá pela região Oeste. Nos dias 25 e 26 chegará a Serra do Mel, sendo que a emissão de documentos acontecerá na Câmara Municipal daquela cidade. Já em Ipanguaçu, o mutirão acontecerá nos dias 27 e 28, nas comunidade rurais Picada e Piató, respectivamente. A atividade será encerrada no dia 29 no município de Pendências.
A Documentação de Trabalhadoras Rurais é uma programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada no Rio Grande do Norte pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário (DFDA/RN), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). É parte do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (AEGRE). Eles também contam com o apoio dos órgãos emissores de documetos, das prefeituras municipais, do Governo do Estado, INSS e do Banco do Nordeste, como forma de dar acesso à cidadania principalmente ao público feminino. Apesar de ser direcionado para as mulheres, em especial, as trabalhadoras rurais, os homens interessados também serão atendidos.
A cada ciclo de mutirões mais pessoas são atendidas no RN. A expectativa para 2010 é emitir mais de 40 mil documentos. No ano passado, foram emitidos 40.386 documentos, número considerado recorde deste o início do Programa, em 2005. Somente em 2009 foram atendidas 23.676 pessoas, sendo a grande maioria mulher. Ainda com relação ao ano passado, a ação esteve presente em 80 municípios potiguares, realizando 106 mutirões.

Nenhum comentário:
Postar um comentário