10 de fevereiro de 2010

POLÍCIA APREENDE 20 ADOLESCENTES NA GRANDE NATAL


A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) coordenou na manhã desta quarta-feira, dia 10, a “Operação Juniores”, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão de adolescentes envolvidos em atos infracionais graves como homicídio, latrocínio, lesão corporal e assalto. Vinte adolescentes foram apreendidos na ação ocorrida em Natal e São Gonçalo do Amarante.

As equipes da Delegacia Especializada no Adolescente (DEA) e da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Civil iniciaram há cerca de dois meses a investigação para localizar os adolescentes com mandados de apreensão em aberto que são acusados de atos infracionais graves. Foram identificados 29 jovens, a maioria com endereço incerto.

Após vários dias de trabalho de campo, a polícia encaminhou a 1ª e a 3ª Vara da Infância da Juventude uma relação com os nomes dos 29 adolescentes. O Poder Judiciário analisou os casos e concordou com os cumprimento dos mandados.

Às 4 horas da madrugada, a SESED reuniu cerca de 100 policiais civis e militares para dar cumprimento aos mandados. Por volta das 6 horas, os primeiros adolescentes começaram a ser apreendidos. O titular da DEA, delegado Júlio Costa, explicou que os jovens apreendidos têm entre 15 e 20 anos de idade. “A maioria tem alta incidência em atos infracionais graves. Esse trabalho, além de ter um carácter repressivo, também é preventivo, porque certamente inibirá crimes durante o Carnaval”, disse.

Em entrevista coletiva na sesed, ocorrida na manhã desta quarta-feira (10) o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Delegado Agripino Oliveira Neto, explicou que a ação foi positiva pelo fato de tirar das ruas jovens de alta periculosidade. “Nas ruas eles não tem qualquer possibilidade de reinserção social. Essa intervenção pode evitar que eles entrem de vez no crime”, disse.


Na entrevista coletiva estiveram presentes ainda o subsecretário da Segurança Pública, delegado Ben-Hur de Medeiros; o delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre; o titular da DEA, delegado Júlio Costa; o comandante da Polícia Militar, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro; além do juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas; e o juiz da 3ª Vara da Infância e da Juventude, Homero Leichner.

Dos 20 jovens apreendidos, oito já são maiores de idade. “A maioria deve cumprir medida de restrição de liberdade. Eles serão ouvidos em audiência e em seguida determinaremos o cumprimento das medidas”, disse o juiz José Dantas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...