23 de maio de 2009

IBAMA E POLÍCIA FLORESTAL QUEREM ENCONTRAR COBRA DO AÇUDE ZAGARELHAS

(Foto: Rômulo, IBAMA e o SD PM Reginaldo, no açude zangarelhas)


Após a publicação da matéria da jibóia que apareceu no açude zangarelhas no blog Barra Pesada, autoridades do IBAMA e da Polícia Florestal estiveram ontem (22) em Jardim do Seridó para tentarem capturar o animal, no intuito de preservar a vida do mesmo, tendo em vista que ele é considerado um exemplar raro de ser encontrado pelo seu tamanho, já que são mortos ainda pequenos pelo Homem.

Acompanhamos os agentes até o açude zangarelhas, onde foi feita uma rápida busca sem sucesso pelo animal, que acreditamos correr sério risco de vida, pois seu habitat natural está sendo invadido pelo homem, que sem nenhuma responsabilidade ambiental comete crimes contra a fauna e a flora brasileira. “Esperamos que o animal não seja morto, pois se isso acontecer, vamos investigar e punir com o rigor da lei quem praticou o crime”. Disse Rômulo, representante do IBAMA.

Esperamos que as pessoas até mesmo por falta de conhecimentos não pratiquem tal crime, pois esse animal não vai atacar ninguém, desde que não seja atacado, temos que termos a consciência que somos nos que estamos invadindo seu espaço, e que devemos respeitá-lo, pois ele tem uma função muito importante no equilíbrio ecológico dentro da caatinga como predador natural de ratos e outros animais nocivos ao homem.


4 comentários:

  1. Tem que fazer um grande mutirão com toda a população da cidade, mas garanto que já estou perto dos 50 e desde criança ouvia falar de tal cobra, só aparecendo agora 40 anos depois é só ficar de plantão no açude, quem sabe lá em 2050 ela aparece.

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa cobra tem que ser encontrada para ser levada para um ambiente onde ela esteja segura. Estive em contato com o representante do IBAMA Rômulo Targino, e ele mim falou que eles deram uma busca geral no local, em busca da tão temida cobra, mas infelizmente não a encontraram...Rõmulo Targino é especialista nessa área, e afirmou que as cobras nessa época de inverno costumam sair das tocas para se reproduzir...

    ResponderExcluir
  3. Galera, não existe apenas essa cobra no açude, pois conheço bem a área e sei que existem muitas e essa história que as pessoa matam não é verdade nós a deixamos livre, vivemos em paz com elas aqui. E se alguém mata NÃO são os moradores do entorno do açude, muito pelo contrário quem conhece as pessos que ali residem sabi muito bem que convivemos pacificamente com elas.Agora oa ilustricimo AGENTE AMBIENTAL VOLUNTÁRIO DO IBAMA que esteve na área não se preocupe que em nosso convivio ela (cobra) estará segura.

    ResponderExcluir
  4. eu axo que deviam retira-la do açude,pois isso coloca em risco a vida de todos que o frequentam.
    não precisam matar,mais é melhor prevenir do que remediar...

    ResponderExcluir

APÓS QUASE 6 ANOS DE GOVERNO DO PT, IBGE MOSTRA QUE TAXA DE ANALFABETISMO NO RN É QUASE O DOBRO DA MÉDIA NO BRASIL

A taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte foi de 13,8%, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de...