

Outras autoridades também compareceram como o presidente da Câmara, Ediwilson Azevedo, os vereadores Júnior Nogueira e Genilson Turica, além de representantes de instituições como Sheyson Medeiros (Sebrae), Expedito de Melo Júnior (Senar), Sinval Azevedo (Associação dos Mineradores de Ouro Branco) e os técnicos da Sedec, o geólogo José Maria Rego e o engenheiro de mineração, Cornélio Benévolo.
A pauta da reunião girou em torno de esclarecimentos sobre o projeto do Quartzito. O Coordenador Otacílio Carvalho comunicou que ainda neste semestre irá entregar aos mineradores, a parte do escritório do galpão que está sendo concluído, como também equipamento para funcionamento: computador, material de escritório e um veículo modelo picape, para proporcionará o melhoramento da comercialização da pedra quartzito.
Outro assunto importante foi a criação de uma cooperativa para gerenciar o andamento do projeto, que prevê ações efetivas, como o melhoramento de áreas de jazida de quartzito com a implantação de novas técnicas de extração; implantação de um núcleo de beneficiamento de quartzito e artesanato mineral e a formação e qualificação de mão-de-obra dos mineradores.
Em seu discurso, o prefeito Nilton Medeiros relembrou que vem desde o início da sua primeira gestão se empenhando para que este projeto comece logo a funcionar e melhorar a vida dos mineradores que exploram as jazidas de quartzito na Serra do Poção. Além de ter doado um terreno no valor de R$ 8 mil, para a construção do galpão, a Prefeitura Municipal também vai ajudar aos mineradores com as despesas burocráticas da criação da cooperativa e o prefeito irá disponibilizar um técnico da prefeitura, para colaborar com o avanço desse processo, contribuindo para que o projeto avance no município.
Também já foram iniciados os cursos de qualificação de mão-de-obra que o Ministério da Integração Nacional em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura Municipal estão oferecendo aos mineradores através do Projeto Produzir. Tudo para proporcionar o melhoramento de tecnologia mineral na extração, beneficiamento e comercialização, bem como a implementação de uma gestão empreendedora que possibilite agregação de valor ao quartzito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário