13 de novembro de 2018

GOVERNADOR PARTICIPA DA ABERTURA OFICIAL DOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE DO RN

A maior competição estudantil do país começou oficialmente nesta segunda-feira (12), em Natal. A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude ocorreu hoje, no Colégio Henrique Castriciano, no Tirol, e teve a presença do governador do Estado, Robinson Faria, do ministro do Esporte, Leandro Cruz e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira.






 
O Governo do Estado entrou como apoiador da etapa nacional dos jogos, cedendo o Centro de Convenções, onde funciona o refeitório com uma média de 83 mil refeições e os espaços para disputas de xadrez, judô e tênis de mesa. A contrapartida do Estado foi de R$ 500 mil e, além disso, o governo contribuiu com instalações esportivas, ambulâncias, segurança logística e recursos humanos.





Estamos entre as três maiores delegações, com mais de 300 atletas. Sediamos a etapa regional Nordeste em setembro e essa etapa nacional veio para coroar o trabalho que nossa gestão têm feito pela valorização do esporte. Ficamos honrados em sediar essa competição e desejo sucesso aos mais de 5 mil atletas inscritos, em especial à delegação potiguar”, falou o governador.




Ministro dos Esportes, Leandro Cruz ressaltou o empenho do governo em receber o evento. “O governo do RN está de parabéns por apoiar o esporte brasileiro e por apoiar o Comitê Olímpico, neste que é sem dúvidas o maior e mais importante evento esportivo escolar do Brasil”, pontuou. O Ministro lembrou, ainda, que os Jogos são uma espécie de berçário para os jovens que vão se projetar no futuro. “Aqui se encontra a nata do esporte nacional da faixa etária escolar, temos os melhores atletas escolares do país”.





A fase nacional conta com 14 modalidades, sendo elas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. O torneio reúne jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. No total, são 5.038 atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 2.153 escolas. Uma delegação do Japão participa da competição como convidada do Comitê Olímpico.

  



Em 2018 foi definido um novo formato para a competição, com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas e uma etapa nacional. De acordo com o COB, o novo formato gerará uma redução orçamentária de aproximadamente 30% em relação aos anos anteriores.





0 comentários:

Postar um comentário