
A obra está orçada em R$ 84 milhões. A Caern concluiu 97% da obra de engenharia civil da ETE e na parte de montagem já instalou cerca de 80% dos equipamentos. Foram instalados os dois reatores aeróbios, faltando apenas concluir o seu sistema de aeração. Foi montado três dos quatro reatores anaeróbios. O quarto terá sua montagem concluída até o final do mês de março.
A ETE do Baldo será automatizada em quase sua totalidade, graças aos equipamentos desenvolvidos com alta tecnologia. Um deles, de fabricação alemã, já está no almoxarifado da Caern em Natal e será utilizado na desinfecção por raios ultravioleta, promovendo tratamento de alta eficiência, sem adição de produtos químicos. Este sistema utiliza lâmpadas que emitem grande parte de sua radiação com onda germicida, dispondo ainda de controlesda radiação e de limpeza automática das lâmpadas, evitando o contato humano com produtos químicos.
Ela terá capacidade para tratar 450 litros de esgotos por segundo. Os dejetos que hoje são lançados in natura no rio Potengi, passarão por um moderno processo de desinfecção com raios ultra-violeta, alcançando alto grau de limpeza dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Os bairros que terão esgotos tratados na ETE Central são: Rocas, Santos Reis, Ribeira, Areia Preta, Praia do Meio, Mãe Luíza, Petrópolis, Tirol, Barro Vermelho, Cidade Alta, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Candelária, Morro Branco, Nova Descoberta, Alecrim, parte das Quintas, Bairro Nordeste, Cidade da Esperança, Nazaré e Dix-Sept Rosado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário