24 de outubro de 2025

STF TEM MAIORIA PARA CONSIDERAR VÁLIDA NOMEAÇÃO DE PARENTES DE POLÍTICOS NOS COMANDOS DE SECRETARIAS E MINISTÉRIOS

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (23), para considerar válida a nomeação de parentes de autoridades nos comandos de secretarias municipais e estaduais ou ministérios, os chamados cargos políticos, na administração.

 

A nomeação será válida desde que o escolhido preencha os requisitos previstos em lei.

 

Os ministros analisam, no plenário, um recurso que discute se a prática poderia configurar nepotismo, conduta proibida pela Constituição.

 

Atualmente, o entendimento do STF é de que a nomeação de cônjuges, companheiros e parentes até o terceiro grau de autoridades para cargos em comissão ou funções de confiança na Administração Pública — seja na União, nos estados ou nos municípios — configura violação à Constituição.

 

Essa prática pode ser enquadrada como improbidade administrativa, com punições previstas em lei. Essa regra não foi alterada e essa conduta continua proibida.

 

A questão em discussão na Corte é mais específica e envolve apenas os cargos de natureza política, como comandos de secretarias e ministérios.

 

O tribunal já entende que esses casos não se enquadram na proibição, mas o tema está sendo discutido agora de forma mais aprofundada e pode ser sistematizado em uma tese, um guia para a solução de casos semelhantes nas instâncias inferiores.

 

Do Blog: Para que servem mesmo o legislativo federal e o senado federal? Atualmente, quem faz e desfaz leis no Brasil é o STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário