

A secretaria de saúde de Acari promoveu na noite desta quarta-feira (11) o primeiro encontro, com representantes de vários seguimentos, para ouvir sugestões e apresentar o que o município tem feito na tentativa de combater o mosquito transmissor da dengue. Além do prefeito, Antônio Carlos, e o presidente da Câmara, Ismael Medeiros, representantes de associações, entidades de classe, diretores de escolas, enfermeiros, agentes de saúde, secretários e vereadores participaram da iniciativa.
As atenções estão sendo redobradas depois que Acari passou integrar, no estado do RN, um dos vinte e um municípios prioritários no combate a dengue. Esta decisão aconteceu devido à confirmação, ano passado, de um paciente que morreu vítima de dengue hemorrágica. “Ser município prioritário não é bom. Só estamos recebendo mais investimentos porque temos uma situação que, desde já, merece maiores cuidados. A prefeitura municipal junto com a sociedade está unida. As nossas estatísticas apontam que estamos com um índice de 4,5 casos desta doença. Nossa intenção é chegar à estaca zero”, destacou Caroline Alice, secretária de saúde.
Uma das metas da secretaria de saúde é trabalhar diretamente com as escolas disseminando a mensagem do risco e dos cuidados que todos devem ter para erradicar a dengue e o seu mosquito. Outra atividade será um programa de rádio, levando informações semanais sobre onde estarão acontecendo mutirões de limpeza e os bairros que os agentes estarão visitando. “Todos juntos podemos deter este mosquito. Se cada um tiver a consciência do risco que corre e fizer a sua parte a história será outra”, disse Caroline.
Depois da plenária sugerir diversas idéias para serem colocadas em prática, o prefeito informou que o município havia ganhado uma máquina fumacê portátil, a chamada UBV Costal. “Com este equipamento as equipes poderão aplicar o inseticida e garantir um melhor desempenho de suas atividades domiciliares”. Para finalizar o encontro, Antônio Carlos deu ordem de compra de mais uma UBV Costal para que os agentes possam ampliar seu trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti.
Fotos: Bárbara Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário